2020, a Era da Voz


Com o aumento no uso de assistentes virtuais em smartphones como a Siri (Apple), a Alexa (Amazon), a Cortana (Microsoft) e, recentemente, o Google Assistente (concebido como um Google Now aprimorado), o mercado tem voltado cada vez mais o olhar às pesquisas realizadas através de comandos de voz. A alta demanda desse recurso representa uma mudança na forma como as pessoas se relacionam com a Internet e requer máxima atenção do marketing digital para internet, já que a pesquisa por voz pode não ser feita da forma convencional, utilizando as palavras-chave nos moldes aos quais estamos habituados.

Para a década que se inicia, já é consenso entre profissionais e especialistas da área: a Internet está emergindo na era da voz, e ignorar o público que utiliza suas assistentes virtuais em smartphones, tablets e laptops para chegar a algum lugar específico, buscar um novo produto, serviço ou marca pode implicar em perdas significativas ao seu negócio. Estima-se que, em 2020, mais da metade da população conectada à Internet irá fazer uso desse artifício e, em termos práticos, isso significa que você pode ganhar (ou perder) clientes em potencial.

Como alavancar os resultados do meu site com os assistentes de voz?

Trazendo para a realidade de websites, o Google Assistente pode se tornar um grande parceiro de seu negócio ao proporcionar maior visibilidade aos seus produtos, serviços e à sua marca em si.

Embora o peso da marca da assistente virtual do Google não seja grande como o da Siri, que possui até um nome personalizado, o cenário muda quando se pensa em uso: como a Apple possui um ecossistema próprio e mais restrito, o assistente virtual da gigante de Mountain View sai ganhando quando se pensa em utilização com frequência e precisão de informações, conforme mostra pesquisa do Higher Visibility, feita com mais de 2 mil americanos: os dados mostram que 40% dos entrevistados usam o assistente de voz do Google, seguido de 34% que utilizam a Siri.

Do mesmo modo que funcionam as pesquisas convencionais, os dispositivos de inteligência artificial valorizam e priorizam websites responsivos, fluidos e que carregam rapidamente suas imagens e textos. Segundo matéria publicada pela Forbes americana, há diferenças severas na forma como os usuários fazem suas buscas por escrito ou através de assistentes virtuais: enquanto as pesquisas digitadas podem ser mais curtas e precisas, as frases faladas são mais complexas, por isso, é importante fazer uso de sentenças de frases de cauda longa para alcançar seu consumidor.

Se, por exemplo, o usuário pesquisar em sua assistente virtual: “Qual a melhor empresa de otimização de sites no Brasil?”, a partir disso poderão ser desenvolvidos diversos conteúdos com as sentenças “Empresa de otimização de sites” ou “Otimização de sites no Brasil”. Note que são frases usadas na pesquisa por voz que não são tão curtas quanto as pesquisas digitadas e nem tão longas quanto as sentenças completas, garantindo resultados efetivos às empresas e aproximando os consumidores dos trabalhos e marcas das empresas.

Muito mais do que proporcionar facilidade ao cotidiano das pessoas, as assistentes virtuais representam um passo importante para a acessibilidade

Dar atenção aos dispositivos de inteligência artificial é importante não apenas para aparecer na busca do Google de forma bem sucedida, mas também para tornar o seu negócio ainda mais acessível às populações, contemplando pessoas cegas ou até mesmo aquelas que apresentam dificuldades para escrever.

Os comandos de voz conferem maior autonomia, praticidade e trazem inúmeras vantagens a quem precisa executar duas ou mais tarefas ao mesmo tempo (dirigir e encontrar uma rota para chegar em seu destino ou encontrar empresas que forneçam produtos ou serviços específicos, por exemplo), algo muito comum no contexto atual. Tratam-se de aplicativos rápidos e cada vez mais otimizados, conforme a intensidade e frequência de uso, pois foram desenvolvidos de modo que as informações e pesquisas frequentes têm seus resultados armazenados, facilitando buscas posteriores.

Desde a implementação no mercado na década de 1960 pela IBM através do Shoebox, os comandos de voz sofreram importantes transformações, aliando conceitos de inteligência artificial, realidade aumentada, reconhecimento de voz e armazenamento de uma quantidade infinita de dados e informações. Hoje em dia, mais de quatro décadas após o surgimento dessa tecnologia, é possível afirmar que os assistentes virtuais estão em sua melhor forma, garantindo resultados tão precisos e rápidos como nas pesquisas convencionais de busca orgânica no Google com o plus da multifuncionalidade e versatilidade.

Para adequar-se à era da voz, é fundamental colocar em prática as técnicas de SEO

Ainda que algumas das buscas feitas com o auxílio de assistentes de voz possam, por vezes, não gerar cliques diretos em seu site graças a mecanismos como o Google Featured Snippet (caixa que aparece na posição zero respondendo perguntas de forma prática e concisa sem que o usuário tenha que acessar o site), até mesmo essa ferramenta auxilia na divulgação de sua marca, garantindo visibilidade ao site ao colocá-lo em destaque, posicionando-o antes mesmo até de palavras-chave pagas.

A adaptação a esse tipo de conteúdo mostra-se fundamental e, com o tempo, as técnicas de busca orgânica voltadas à pesquisas por comando de voz serão cada vez mais difundidas e exploradas, portanto, é importante dar a devida atenção a esse mercado desde já, certificando que o seu negócio seja um dos precursores da era da voz, preocupando-se com a facilidade na leitura e o com o ranqueamento das páginas.