Blog

Escrito por: Quality SMI
KPIs: o que são, quais os principais e como utilizá-los no meu negócio?
Os KPIs podem variar de uma empresa para outra, a depender de seu segmento, porte e objetivo que se pretende alcançar. Acesse o site para ler o artigo completo!
Do inglês Key-Performance Indicator (Indicador-chave de Desempenho), os KPIs tratam- se de indicadores indispensáveis para atingir objetivos específicos da empresa que auxiliam no estabelecimento de metas a serem batidas pela equipe, bem como fornecer diretrizes e direcionamentos para avaliação do progresso. Assim, é possível contribuir com os colaboradores e departamentos de modo geral no processo de tomada de decisões.
Utilizados para medir a eficiência e eficácia com que uma empresa alcança seus objetivos de negócio, os KPIs são valores mensuráveis essenciais para quem deseja atingir metas e dividem-se em KPIs de alto nível e baixo nível: os de alto nível concentram-se principalmente no desempenho da organização de forma macro, enquanto os de baixo nível voltam-se a setores específicos, como marketing, vendas, RH, entre outros.
Os KPIs de uma organização precisam ser objetivos, mensuráveis, verificáveis e contar com valor agregado, além disso, os profissionais envolvidos devem se comunicar de maneira clara, entrar em consenso em relação aos objetivos estabelecidos e demonstrar total comprometimento para o sucesso na implementação.
Conheça os principais KPIs usados em uma organização e saiba como implementá-los na prática:
Com o marketing orientado a dados e ferramentas de automação cada vez mais em alta ao contribuir com informações sobre os consumidores e seus comportamentos, os KPIs também ganham espaço enquanto ferramentas relevantes na apresentação dos resultados de uma organização de maneira simples, concisa e tangível. Através deles, é possível avaliar a performance do negócio sob uma perspectiva macro e micro.
Agora que já sabemos a definição e a relevância dos KPIs, entenda a seguir quais são os principais indicadores-chave a serem considerados em uma organização:
- KPIs de qualidade: essenciais para medir a eficiência em processos, os KPIs de qualidade são empregados na avaliação de satisfação dos clientes em relação aos produtos e/ou serviços da empresa. Um exemplo de KPI de qualidade é a média de notas de uma pesquisa de satisfação, que serve como um termômetro para saber como os clientes avaliam o atendimento ou o produto/serviço.
- KPIs de produtividade: diretamente relacionados às necessidades e demandas de recursos na entrega de produtos ou serviços da organização, os KPIs de produtividade são aliados cruciais na delimitação de custos e otimização no uso de insumos. O tempo gasto na fabricação de um produto é um bom exemplo de KPI de produtividade.
- KPIs de capacidade: são utilizados para medir a capacidade de entrega da empresa em volume de produtos e serviços, sendo indispensáveis na hora de determinar o quanto a organização pode ter crescido ou retraído em volume de produção. Quando medimos o volume de produtos e/ou serviços de um colaborador, estamos avaliando um imprescindível.
- KPIs estratégicos: esses indicadores-chave relacionam-se, principalmente, com as metas estabelecidas no planejamento estratégico, evidenciam o quanto falta para a empresa atingir seu objetivo e possibilitam a implementação de planos de ação, caso haja necessidade. Neste caso, alguns dos KPIs estratégicos mais importantes de uma organização são o seu faturamento bruto, sua participação de mercado e o seu ROI.
Tão importante quanto saber quais os principais KPIs de uma organização é saber como aplicá-los, por isso, você deve seguir as 5 etapas abaixo para implementar KPIs de maneira eficiente na sua organização:
- Defina os objetivos do seu negócio;
- Estabeleça metas tangíveis a serem atingidas;
- Estabeleça metas tangíveis a serem atingidas;
- Selecione os KPIs a serem utilizados e os responsáveis pela coleta de dados;
- Informe os KPIs aos colaboradores envolvidos e monitore a evolução deles.
Os KPIs são fundamentais para o sucesso da sua organização!

Como vimos ao longo do artigo, os KPIs são ferramentas essenciais para o sucesso da organização e proporcionam um diagnóstico preciso e claro de como a empresa deve se posicionar no mercado, prevendo alguns comportamentos e preparando o seu negócio para os desafios que, indiscutivelmente, irão surgir em um mundo cada vez mais competitivo, complexo, dinâmico e globalizado.
Dentro do marketing digital, existe uma série de métricas e KPIs específicos essenciais para a alavancagem do seu negócio, que utilizam-se de plataformas como o Google Analytics, plataforma utilizada para fornecer um panorama de acessos de seu site, do perfil de seus leads e seus comportamentos.
A Quality SMI é uma agência de marketing digital que pauta seu trabalho em KPIs, dessa forma, nossos clientes conseguem alcançar seus objetivos com ferramentas como o SEO, Google Ads e o gerenciamento eficiente de mídias sociais.
Conheça os nossos serviços e entenda como podemos auxiliar no crescimento da sua empresa na Internet!
Newsletter
Junte-se À Nossa Newsletter
Receba novidades e dicas de marketing digital da Quality SMI e fique por dentro das últimas notícias e informações sobre o mundo do Marketing Digital.