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E-commerce: saiba o que é, qual a importância e as vantagens para o seu negócio!

O e-commerce, que já estava passando por uma expansão progressiva ao longo do tempo, recentemente foi alavancado por fatores como a pandemia global e o isolamento social, situações que requerem a adoção de estratégias para se reinventar no mercado, a fim de que o seu negócio sobreviva. Portanto, se você deseja saber mais sobre o e-commerce, vamos tentar explicar.

O que é o e-commerce?

De forma sintetizada, o e-commerce (comércio eletrônico, em tradução livre) consiste em vendas efetuadas através de aparelhos eletrônicos, como notebooks, smartphones, tablets e outros.

Por intermédio do site ou aplicativo de sua empresa, o consumidor tem acesso aos produtos e/ou serviços, acompanhados de suas informações, valores e características técnicas, e consegue realizar o pagamento com cartões de crédito, boletos bancários ou demais meios de pagamento online, como o PicPay e o Mercado Pago.

Por que a utilização do e-commerce cresceu tanto?

Até alguns anos atrás, ter acesso a esse tipo de comercialização era muito caro, burocrático e inacessível, mas, com o tempo, a Internet proporcionou o surgimento de plataformas e ferramentas que facilitam as negociações via comércio eletrônico.

Podemos creditar o crescimento do e-commerce ao aumento de acesso à Internet e a consequente popularização de smartphones, sobretudo em nosso país. Empresas e desenvolvedores, ano após ano, aprimoram seus sistemas de e-commerce já existentes, reformulando-os ou criando novos, trabalhando sempre em atualizações que proporcionam a segurança e privacidade de dados pessoais dos clientes com a prevenção de fraudes.

Nos dias atuais, as pessoas mais velhas já não têm o mesmo receio de efetuar compras pela Internet como tinham antes, pois aplicativos como Uber, iFood e outros se popularizaram, tornando-se alternativas eficientes, rápidas e seguras quando se pensa em serviços de mobilidade urbana e delivery de alimentos, respectivamente.

Segundo uma matéria publicada pelo UOL, a pandemia global e o isolamento social impulsionaram as compras online na América Latina, quando comparamos com países como o Reino Unido, Estados Unidos da América e a China, onde esse método já era muito popular.

A quarentena que, a princípio, serviu como catalisador para o comércio eletrônico, poderá representar uma mudança definitiva na forma de consumo das pessoas, tendo em vista a segurança, facilidade, comodidade e eficiência desse sistema.

Quais as vantagens do e-commerce ao meu negócio?

Agora que já sabemos o que é o e-commerce e ao que se deve o crescimento do uso desse tipo de plataforma, vamos explicar as vantagens de se ter um e-commerce para o seu negócio.

  1. Funcionamento em tempo integral:

    Já pensou estar com suas lojas físicas fechadas e continuar vendendo a qualquer hora ou dia da semana? Com o e-commerce, é possível vender dentro e fora do que conhecemos como horário comercial, e a venda dependerá muito mais de suas estratégias e visibilidade do seu site do que de qualquer outra coisa.

    Quando você possui um e-commerce bem estruturado e uma loja virtual dinâmica e intuitiva, os clientes conseguem colocar seus produtos no carrinho e finalizar a compra sem grandes problemas e, muitas vezes, sequer precisarão do auxílio virtual de um profissional. Entretanto, é importante dispor de um atendimento via chat para eventuais dúvidas ou para atender clientes mais velhos que não estão habituados com o comércio eletrônico.

  2. Facilidade no monitoramento e auxílio dos clientes:

    Por trás de um e-commerce eficiente, com certeza há uma plataforma que dispõe de ferramentas e mecanismos para medir o tráfego do seu site (quantas pessoas acessam o site de forma diária, semanal, mensal e/ou anual); a taxa de conversão de leads (do total de acessos, quantas pessoas chegam, de fato, a concluir a compra), referenciadores (de que forma o usuário chegou ao seu site - busca orgânica, redes sociais, campanhas de Google Ads, entre outros).

  3. Ótima relação custo-benefício:

    Da mesma forma que o e-commerce dispõe de mecanismos facilitadores para uma compra rápida, segura e eficiente, o investimento inicial nessa estratégia é relativamente baixo, em relação às lojas físicas. Inclusive, este é um dos principais motivos que pessoas não tiram seus empreendimentos do papel ou permanecem na informalidade.

    Com o e-commerce, você inicia o seu negócio fazendo investimentos baixos e, com o tempo e adesão de novos clientes, poderá adequar sua estratégia e expandir o comércio eletrônico, sempre baseando-se nas métricas e dados de tráfego e taxas de conversão de leads.

  4. Segurança no armazenamento e entrega dos produtos:

    Pelo fato de você não estar trabalhando diretamente com o público, é possível evitar alguns dos principais problemas recorrentes em lojas físicas que geram grandes prejuízos aos seus donos: furtos e roubos.

    Ao investir no e-commerce, você consegue armazenar seus produtos em locais seguros e com acesso restrito, que se dá somente por parte de profissionais autorizados em casos de encomendas. A entrega desses produtos costuma ser muito segura também, feita por empresas terceirizadas que incluem seguro de suas cargas transportadas, evitando prejuízos aos clientes e aos negócios.

  5. Produção just-in-time:

    Muito utilizado para produções sob demanda e com especificidades, o just-in-time viabiliza a existência do comércio eletrônico, mesmo sem estoque. Você pode permitir que clientes façam encomendas de um produto disponível em sua loja virtual com dimensões e características customizáveis e, mediante a compra e encomenda, o produto será desenvolvido.

Investir no e-commerce é preparar-se para o futuro em vendas!

Além das vantagens destacadas anteriormente, podemos ressaltar também a possibilidade de integração com outros canais e redes sociais, variedade nas opções de pagamento e a possibilidade de extinguir as fronteiras geográficas: sua empresa pode estar situada em São Paulo (SP), por exemplo, e um cliente efetuar a compra em Salvador (BA).

Portanto, se você deseja ganhar clientes e expandir a sua atuação no mercado, o e-commerce possui um papel fundamental para o seu negócio. Para começar a vender, é possível investir em plataformas de fácil manuseio que serão atualizadas e configuradas por você mesmo ou contratar empresas ou agências especializadas no comércio eletrônico, que prestam consultorias e desenvolvem o e-commerce de acordo com as suas necessidades.