Blog

Entenda o que são Leads no Marketing Digital

Ao entrar no mundo digital, é essencial entender as nomenclaturas e os parâmetros que o cercam. Aqui ajudaremos você a entender sobre seus futuros clientes!

Leads no Marketing Digital

Todos sabemos que o marketing foi criado para ajudar empresas e negócios, de diferentes portes, a atraírem mais clientes e gerar mais vendas. No mundo do Marketing digital isso não é diferente, porém as estratégias são modificadas para o universo do online, assim como alguns de seus termos também foram, em que possíveis consumidores do seu produto ou serviço ficaram conhecidos como “Leads”.

Ter o conhecimento sobre o que e quem são os leads no marketing digital é extremamente importante, pois é esse fator que ajudará sua empresa a criar melhores estratégias para alavancar a quantidade de clientes que você possui nos dias de hoje.

Por essa razão, neste texto, você irá entender a fundo a definição de lead e os tipos, a importância nas vendas, como gerar leads, dentre outros pontos importantes. Ficou interessado em entender mais? Então, continue sua leitura!

O que define um lead?

Como dito anteriormente, agora iremos definir o que são essas pessoas que ficaram conhecidas como leads no marketing digital.

De uma forma simples e assertiva: um lead, no âmbito do marketing digital e vendas, representa um potencial cliente que manifestou interesse em um produto ou serviço de uma empresa específica. Nesse sentido, esse interesse é expresso quando o lead compartilha suas informações de contato, o que inclui nome, e-mail e telefone, em resposta a uma oferta de valor, como um conteúdo relevante, uma ferramenta útil ou uma avaliação gratuita.

Além disso, essa pessoa pode ter navegado pelo seu site ou página em redes sociais por mais tempo, ficando interessada pelos conteúdos que você passa, a propriedade e confiabilidade da sua empresa, dentre outros. Ou seja, essa maior interação vai se criando.

Podemos dizer, a partir disso, que esses leads no marketing digital são caracterizados por três elementos essenciais: o interesse demonstrado pelo produto ou serviço da empresa, a disposição em fornecer contato e a aceitação de uma oferta de orçamento em troca de algo.

Leads no Marketing Digital

Para exemplificarmos o que seria um lead na prática, pense no seguinte: sua empresa presta serviços para outras empresas, fabricando máquinas e outros dispositivos. O dono de uma empresa que necessita do produto que você fabrica entra no site, se interessa pelo conteúdo e decide enviar um formulário com os dados para orçamento. Pronto, você conseguiu um novo lead!

Em consequência a isso, a importância dos leads no marketing digital reside no fato de que eles representam oportunidades de negócios concretas. Uma vez que, ao interagir com os leads, as empresas têm uma maior chance de estabelecer comunicação direta com clientes em potencial, aumentando significativamente suas possibilidades de conversão.

Dessa forma, a geração e gestão eficaz de leads são vitais para o crescimento e o sucesso dos negócios, permitindo que as empresas cultivem relacionamentos e transformem esses potenciais interessados em clientes satisfeitos.

Quais são os tipos de leads no marketing digital?

No marketing digital, os leads são classificados de acordo com seu grau de interesse e prontidão para a compra. Com isso em vista, conheça os 3 tipos de leads que podemos nos deparar:

Lead Frio

Este é um lead que mostrou interesse mínimo ou genérico nos produtos e serviços da empresa. Eles podem ter baixado um recurso gratuito ou se inscrito em um boletim informativo, mas ainda não estão ativamente buscando uma compra. Logo, são leads no início do processo de compra, e o objetivo é nutri-los com conteúdo relevante para aumentar seu interesse ao longo do tempo.

Lead Morno

Um lead morno demonstrou um interesse mais específico ou considerável nos produtos e serviços da empresa. Eles podem ter baixado guias detalhados ou solicitado uma demonstração. Embora ainda não estejam prontos para comprar imediatamente, estão mais engajados e podem estar pesquisando ativamente para tomar uma decisão informada.

Lead Quente

Um lead quente está altamente engajado e pronto para fazer uma compra. Eles podem ter solicitado uma proposta, feito perguntas detalhadas sobre o produto ou serviço ou demonstrado sinais claros de que estão prontos para tomar uma decisão. Esses leads são prioridade para a equipe de vendas, pois têm mais probabilidade de conversão em clientes pagantes em um curto espaço de tempo.

Leads no Marketing Digital

Estratégia de vendas e os leads no marketing digital

Agora que você conheceu as classificações dos diferentes tipos de leads que a sua empresa pode receber, é importante saber como mensurar essas informações na hora de elaborar sua estratégia de vendas atrelado ao marketing digital.

Pense na seguinte questão, ao analisar cada categoria, você consegue perceber quais os produtos ou serviços estão chamando mais a atenção do público. Partindo dessa lógica, aqueles leads que forem convertidos em clientes, ou seja, os leads quentes, apresentaram uma necessidade maior em X ou Y opção, assim como os demais clientes da sua empresa.

Logo, um dos primeiros pensamentos que sua equipe pode adotar, é de criar novas abordagens para cada produto, ou grupo de produtos. Dessa forma, os serviços com menos propensão de interesses devem ganhar uma abordagem diferente para ter um reforço e os demais também pode ter, porém, com uma menor necessidade.

Ainda, eles ajudam a entender quais os tipos de conteúdos podem ser criados para atrair e mantê-los fidelizados a sua empresa por mais tempo.

Desse modo, ter análise de como é o comportamento das pessoas que acessam o seu site ou se comunicam com sua empresa, é de extrema importância para antecipar os passos que serão tomados daqui em diante. Deixe anotado: leads qualificados são a chave para o crescimento nas suas vendas.

Como gerar leads qualificados de forma eficaz?

Se você chegou até aqui, deve ter compreendido o que são os leads no marketing digital, as categorias que pode se deparar e como ele é uma figura importante para sua estratégia de vendas. Porém, acredito que deva estar se perguntando de quais maneiras pode conseguir gerar os famigerados leads qualificados, aqueles que irão impulsionar o lucro da sua empresa.

Então, trouxemos a explicação de algumas ferramentas que você pode, e deve, implementar na sua estratégia de marketing digital.

Formulários de contato:

No início desse artigo, foi citado que os leads no marketing digital são as entidades que interagem de alguma forma com o seu conteúdo e, por consequência, com a sua empresa. A principal interação citada foi a de se comunicar por meio de formulários, algo que indica o interesse de permanecer em contato com sua empresa, ou definitivamente virar um cliente.

Tendo isso em mente, ter formulários no seu site é uma ótima estratégia, pois eles permitem que você colete informações importantes sobre seus visitantes, como nome, e-mail, cargo, empresa, dentre outras que sejam relevantes. Essas informações podem ser usadas para qualificar leads, segmentá-los e personalizar suas mensagens e contatos.

No mais, elas devem ser sempre protegidas, respeitando as leis de proteção de dados.

Marketing de conteúdo:

O Marketing de conteúdo, e inbound marketing, é uma das principais estratégias para se adotar, uma vez que a utilizando da maneira correta, ajuda a deixar seu site bem posicionado nos principais buscadores, como o Google. Atualmente, os conteúdos criados pelas empresas utilizam técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca) que ajudam o seu site a aparecer nas primeiras páginas do buscador e, em consequência disso, engajar uma maior quantidade de leads.

Entretanto, não é qualquer tipo de conteúdo que deve ser adicionado, como dito anteriormente, é importante entender quem é o seu público alvo e o lead no marketing digital para criar um conteúdo que carregue qualidade e informações relevantes sobre seu produto.

Um exemplo de como construir um bom conteúdo, e posicioná-lo no buscador, é através de palavras-chave relevantes para o seu negócio. Exemplificando, digamos que sua empresa venda tubos para encanamentos e esse tubo é feito de PVC, uma possível palavra-chave para este produto é “Tubo de PVC para encanamento” ou “Tubo para encanamento de PVC”. Dessa maneira, contar com um texto bem desenvolvido e que respeite as regras do SEO farão seu marketing de conteúdo atrair mais clientes.

Leads no Marketing Digital

Mídia social e tráfego pago:

Outra forma de gerar mais leads no marketing digital é utilizando as mídias sociais atreladas ao tráfego pago, em um mundo em que a maioria das pessoas utilizam redes sociais, é imprescindível sua presença nesse setor da internet.

Nesses meios de comunicação, você pode divulgar seus produtos, os textos criados em seu site, dentre outros fatores relevantes que sua empresa esteja envolvida. E com o tráfego pago, é possível aumentar e segmentar, direcionando seu conteúdo para os lugares e pessoas certas, as mais qualificadas. Hoje, as duas principais ferramentas utilizadas são o Google Ads e o Meta ADS.

Chatbots:

Contar com chatbots no seu site também é uma ferramenta eficaz na sua estratégia, já que eles podem responder a perguntas frequentes, ajudar os visitantes a encontrar informações específicas, e até mesmo iniciar conversas para entender as necessidades dos usuários.

Aliás, esses chatbots podem estar conectados a um botão do WhatsApp, um aplicativo que tem se tornado cada vez mais interligado a forma de contatar as empresas.

Leads no Marketing Digital

Como podemos nutrir leads no marketing digital de maneira eficiente?

Uma das perguntas que as empresas mais se fazem é a de como manter, ou melhor dizendo, nutrir os seus leads no marketing digital, sejam eles frios, mornos ou quentes. Isso não é uma tarefa fácil, mas está intrinsecamente ligada aos conteúdos e demais estratégias que foram desenvolvidas.

Essa nutrição deve ser feita por meio dos principais canais de comunicação da sua empresa, em primeiro lugar, seu site com os conteúdos relevantes, envio de emails marketing (sabe aquele que foi cedido quando o lead apertou enviar no formulário? Exatamente!), caso tenha um blog pode enviar Newsletters. Considere cada categoria na hora de entender como nutrir seu lead no marketing digital.

Para ficar mais claro, se estamos falando de um lead frio, você já sabe que ele ainda está no processo de se interessar pelo seu conteúdo, então tente adicionar mais informações importante sobre seus serviços e produtos.

Se ele está “morno”, aprofunde mais o conteúdo, envie outras propostas para que ele venha se tornar quente.

Nesta última categoria, o lead quente, ele já está preparado para se tornar seu cliente, a informação mais relevante que você pode fornecer é de como ele pode adquirir seu serviço, o tempo que ele será feito, até questões como a entrega.

Diante disso, é muito importante que você faça uma análise dos resultados obtidos com a sua campanha, isso pode ser feito com um estudo detalhado das métricas mais importantes sobre os seus leads no marketing digital.

Quais são as métricas importantes relacionadas aos leads no marketing digital?

Como falado nos tópicos acima, na hora de lidar com as estratégias e resultados sobre os leads no marketing digital, você e sua equipe devem prestar atenção nas principais métricas obtidas, são elas que dirão se está indo pelo caminho certo ou não. Conheça algumas das principais para se estar atento:

Número de leads gerados: esta métrica mede o número de leads que você coletou em um determinado período de tempo;

Taxa de conversão de leads: ela mede a porcentagem de leads que se convertem em clientes, ou seja o número de leads qualificados;

Taxa de rejeição: a taxa de rejeição mostra a porcentagem de visitantes que saíram do seu site sem interagir com nenhuma página. Caso ela seja muito alta, pode indicar as páginas que os usuários menos visualizaram;

Tempo médio de permanência no site: esta métrica indica o tempo médio que os visitantes passam no seu site. Quanto mais tempo eles permanecerem, maior será a probabilidade de estarem engajados com seu conteúdo;

Taxa de retenção de leads: analise quantos dos seus leads continuam engajados com sua marca ao longo do tempo. Uma alta taxa de retenção indica que suas estratégias de nutrição são eficazes.

Por fim, ao entender essas métricas, verificá-las de forma regular e contextualizada, você pode ajustar suas estratégias de marketing digital, identificar áreas de melhoria e otimizar seu processo de geração e nutrição de leads no marketing digital para impulsionar o crescimento do seu negócio.

Leads no Marketing Digital

Pronto para gerar ótimos leads? Vamos fazer seu negócio crescer juntos!

Chegamos ao fim de mais um blogpost! Espero que tenha compreendido o que são os leads no marketing digital, os tipos que podem ser identificados, e as ferramentas para gerá-los e nutrir eles. Sendo assim, conseguir compreender o papel crucial deles é fundamental para qualquer empresa que busca expandir sua presença online e aumentar as vendas. Uma dica importante para manter seu negócio é cultivar relacionamentos que já estão sólidos e transformar interessados em clientes fidelizados.

Ter o suporte de uma Agência de Marketing Digital pode ser crucial para impulsionar suas estratégias. A Quality SMI é a escolha certa para aprimorar a captação de leads para sua empresa. Com mais de uma década de experiência no mercado, nossa empresa conta com especialistas em todas as áreas essenciais, desde a criação de estratégias de marketing digital, da criação de site e conteúdos e do tráfego pago nas mídias sociais.

Não desperdice mais tempo! Entre em contato com nossa equipe de vendas e vamos trabalhar juntos para impulsionar sua presença no mundo digital!