Como minimizar os impactos da COVID-19 no meu negócio?


Máscaras, álcool gel, distanciamento social, proibição de aglomerações e fechamento de comércios no Brasil e em diversos países do mundo têm sido o cenário do ano de 2020. Como sobreviver à pandemia global?

Como minimizar os impactos da COVID-19?

A COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, já atingiu mais de 6,4 milhões de pessoas ao redor do mundo e provocou mais de 380 mil mortes, até o momento em que esse texto é redigido (05/06/2020). Indo além da doença em si, o COVID-19 representou uma mudança drástica no comportamento das pessoas enquanto sociedade, revirou a economia de países do mundo todo e gerou dados que podem assustar.

Escolas foram fechadas, aeroportos tiveram destinos bloqueados, linhas aéreas e o setor de turismo sofreram graves impactos... de longe, não é o cenário mais animador. É importante tratar este assunto com a responsabilidade e verdade que ele exige, considerando todo o contexto socioeconômico. Entretanto, nem tudo é alarmismo e notícias ruins: se, por um lado, alguns setores tiveram seus números, dados e estimativas revirados, plataformas de streaming e empresas que vendem pela Internet cresceram muito.

Como minimizar os impactos da COVID-19?

A título de curiosidade, neste período de pandemia global, a Netflix, gigante dos streams de séries e filmes, ganhou mais de 15 milhões de assinaturas, dobrando a estimativa projetada para o ano, que era de 7 milhões de novos assinantes. (Com as pessoas isoladas em casa, não resta muita coisa a se fazer no tempo livre a não ser maratonar uma série que a gente gosta, não é mesmo?)

Quando falamos sobre vendas pela Internet (o famoso e-commerce), também temos alguns resultados animadores. Segundo matéria publicada no site E-Commerce Brasil, as vendas pela Internet aumentaram em 81% durante o período de isolamento social, com um faturamento que ultrapassa os R$ 9,4 bilhões. Esse fator também é facilmente explicado: as pessoas continuam tendo a necessidade de aquisição de bens e serviços, mesmo quando estão isoladas em casa.

Ok, mas o que todos querem saber é: como é possível reduzir os impactos da COVID-19 para sobreviver à pandemia?

Como minimizar os impactos da COVID-19?

A primeira resposta a esta pergunta é que não há uma receita a ser seguida: cada empresa está inserida em um contexto, englobada em um determinado setor e tem suas receitas e despesas. Como já dito anteriormente, setores voltados à linhas aéreas e empresas de turismo estão sendo diretamente afetados e, a princípio, não há como resolver os problemas macro (isto é, aqueles que são de alçada internacional e dependem de decisões do governo e de recomendações de instituições como a Organização Mundial da Saúde).

Entretanto, se você está sendo impactado pela quarentena e a obrigatoriedade do fechamento do comércio, existem algumas formas de driblar e vencer esse sistema, garantindo que o seu negócio não fique parado e que você tenha meios para realizar suas vendas. Contextos como este colocam as empresas contra a parede, tirando-as de suas zonas de conforto e fazendo os empreendedores quebrarem suas cabeças.

A resposta mais rápida e óbvia é o e-commerce. Antes mesmo da disseminação do coronavírus a nível global, esse método já vinha sido adotado por empresas dos mais variados segmentos e portes por ter um custo inicial relativamente baixo, adequação à realidade e orçamento de cada empresa e por dispensar ainda os custos que uma empresa com espaço físico demanda (clique aqui e saiba mais sobre as vantagens do e-commerce).

Como minimizar os impactos da COVID-19?

Ao contar com a plataforma de e-commerce, seus clientes poderão encontrar seus produtos ou até mesmo serviços e contratá-los pela Internet, o que acaba sendo uma importante ferramenta para minimizar o impacto do coronavírus no seu negócio.

Não basta ter uma plataforma de e-commerce. É necessário que ela seja encontrada!

Pense comigo: você abre uma loja física com uma boa estrutura, está com o abastecimento dos produtos em dia, mas ela está instalada em um bairro majoritariamente residencial, sem um grande fluxo de pessoas. Certamente, você poderá ter dificuldades para ser encontrado ou para conseguir uma quantidade expressiva de vendas, certo?

Como minimizar os impactos da COVID-19?

Da mesma forma, ocorre no mundo virtual. Existem inúmeras plataformas de e-commerce na Internet, muitas vezes, até devidamente equipadas, com um bom layout e com bons produtos, entretanto, que não estão bem posicionadas nos mecanismos de busca. Trabalhar o SEO (Search Engine Optimization), para que seu site fique posicionado de forma orgânica na primeira página do Google equivale a tirar a sua loja física do bairro residencial e levá-la à principal avenida da cidade.

Por isso, é necessário não apenas dispor da plataforma de e-commerce e da loja virtual, mas trabalhar a otimização dos mecanismos de busca de forma concomitante, para que seu site seja facilmente encontrado.

Tenha as redes sociais como aliadas do seu trabalho, usando estratégias de Inbound Marketing!

Como minimizar os impactos da COVID-19?

O uso de redes sociais como Facebook e Instagram, que já é grande em um contexto normal, foi ainda mais intensificado com o isolamento social. Essas ferramentas acabam sendo uma das poucas formas de se conectar e interagir com amigos em um período em que shopping centers, restaurantes, bares e baladas não podem abrir, e os shows de grande porte dão lugar às lives que, embora tenham um caráter mais intimista, podem conectar milhares de pessoas ao mesmo tempo.

Investir no gerenciamento e na criação de posts em suas redes sociais auxilia para a construção de um vínculo duradouro com o seu cliente e acaba sendo uma maneira simples e rápida de identificar possíveis problemas, evitando que o seu consumidor tenha que enfrentar as filas de atendimento via telefone. Além disso, é importante postar conteúdos relevantes e valiosos à sua persona, e não apenas falar sobre seus produtos e serviços.

Ao proporcionar materiais ricos ao seu público-alvo, é muito mais fácil de ter engajamento e angariar likes, compartilhamentos, comentários, reações e seguidores. Nesse sentido, é importante considerar até mesmo os usuários que não necessariamente estão interessados em adquirir algum produto ou serviço, pois é fundamental entender que cada pessoa está em um estágio da jornada de compra, e você poderá educá-las, transformando o seu lead qualificado em cliente.

Por fim, mas não menos importante: valorize as vendas pela Internet!

Como minimizar os impactos da COVID-19?

Muito mais do que uma válvula de escape para minimizar os impactos da COVID-19 no seu negócio, o e-commerce, o SEO, o Inbound Marketing e todas as demais estratégias de marketing digital devem ser levadas para a vida. Uma vez que as pessoas que, a princípio, tinham medo de comprar pela Internet, vão tendo boas experiências com esse método, o e-commerce crescerá cada vez mais e representará uma transformação na forma de aquisição de produtos e serviços.

Se você deseja se preparar para ter alta performance e bons resultados na Internet, entenda a importância da presença digital das empresas ou entre em contato com agências especializadas em marketing digital que poderão auxiliá-lo!