Como o E-mail Marketing pode ajudar em minha estratégia?


Utilizado para ampliar sua comunicação com o público e torná-los potenciais clientes, o E-Mail marketing é uma das principais estratégias de Marketing Digital.

Como o E-mail Marketing pode ajudar em minha estratégia?

Quando falamos de e-mail marketing, estamos falando de uma estratégia de marketing digital, onde utilizamos o e-mail para a publicidade direta de produtos, serviços ou até mesmo sua marca. Além de uma opção de baixo custo, aplicá-la em suas estratégias traz públicos dos mais diversos lugares, aumentando o crescimento e credibilidade de sua empresa.

Antigamente o e-mail marketing era muito utilizado em forma de spam, disparando e-mails de maneira inconveniente e desproporcional a todos os públicos possíveis, mas isso certamente passou a incomodá-los, manchando a imagem das empresas. Após o reconhecimento de que essa ideia não estaria dando certo, as próprias empresas começaram um movimento, onde é necessário a autorização do público para o envio do e-mail.

Com esse novo método, esse estilo de estratégia de marketing digital passou a ser realizado com sucesso, tendo um ótimo engajamento e conversão com o público.

Acompanhado de um alcance previsível, formato flexível e um ótimo retorno financeiro, o e-mail marketing auxilia no cumprimento de diversos objetivos, como promover seus conteúdos, estreitar relacionamentos e nutrir seus leads.

Tipos importantes de e-mail marketing

 Como o E-mail Marketing pode ajudar em minha estratégia?

Em algum momento de sua vida já deve ter recebido um e-mail marketing de determinada empresa oferecendo seus produtos, mas é importante deixar claro que não existe somente este. As categorias de e-mails podem variar desde a oferta do produto, até mesmo a confirmação de sua compra. Confira agora alguns dos tipos principais de e-mails.

Newsletters

A newsletter é um método de e-mail marketing utilizado de forma informativa e periódica, do qual o e-mail enviado contém informações em torno de algum tema, proporcionando a aproximação dos clientes com a marca e a atualização de seus conhecimentos.

Com este modelo de e-mail é possível analisar o interesse do público nos links presentes no conteúdo, auxiliando num melhor conhecimento de seu cliente, de modo a criar segmentações que atendam às suas preferências.

E-mails promocionais

O e-mail promocional é o mais comum, utilizado diariamente pelas mais diversas empresas do mercado. Sua função é realizar a oferta de seus produtos ou serviços, de modo a possibilitar o conhecimento de tais, além de promoções, descontos, preços e diferentes outras informações que induzam o leitor a compra.

No corpo do conteúdo é indispensável o uso de imagens informativas e links direcionados ao site, de modo a despertar o interesse do público logo que abrirem a mensagem. É importante lembrar de não sair ofertando produtos que não serão vendidos, é sempre recomendável que apresente produtos que irão chamar a atenção de seus potenciais clientes.

E-mail de boas-vindas

O e-mail marketing de boas-vindas é enviado após o cadastro do público em seu site, onde ele aceita receber suas campanhas. Essa é uma forma de apresentar e deixá-lo ciente do que receberá daquele momento em diante, auxiliando no conhecimento do que esperar de sua empresa.

Construção da lista de e-mails

 Como o E-mail Marketing pode ajudar em minha estratégia?

A construção da lista de e-mail marketing requer máxima atenção de sua equipe, visto que o exagero ou falta de análises podem resultar no incômodo de potenciais compradores e uma imagem ruim de sua empresa. É essencial que não compre uma lista, pois dessa forma você invade o espaço pessoal do público, sem sua autorização.

O impulsionamento de anúncios em formatos de formulários também são de grande efetividade, onde o formulário utilizado para a aquisição de dados proporcionam um conteúdo de alta qualidade e atratividade, assim como o newsletters.

Ferramentas de e-mail marketing

Contar com ferramentas eficientes para o disparo dos e-mails em massa é essencial, visto que é a partir delas que todo o trabalho ocorre, entregando e-mails de forma rápida e prática. O mercado oferece as mais diversas opções para este serviço, consulte as mais indicadas abaixo.

1. MailChimp

Além de uma opção gratuita, o MailChimp dispõe de recursos básicos e qualificados, possibilitando a criação de listas e layouts personalizados, até mesmo para pessoas com baixo conhecimento no assunto. A plataforma oferece também a mensuração dos resultados de sua campanha, auxiliando ainda mais sua equipe.

2. RD Station

A RD Station é uma ferramenta nacional, utilizada para otimizar todas as estratégias de um marketing digital. Essa ferramenta fica responsável por entender a forma que o cliente interage com sua empresa, assegurando estratégias funcionais nos momentos perfeitos.

Agora que já sabe a importância do e-mail marketing em sua empresa, está preparado para colocá-lo em ação?

 Como o E-mail Marketing pode ajudar em minha estratégia?

No processo de planejamento e execução das campanhas de marketing é sempre importante atentar-se a cada etapa da estratégia, como o e-mail marketing. Saber como realizar todo o processo, ter as métricas e ferramentas necessárias tornam a divulgação de sua empresa, produtos ou serviços ainda mais eficaz, mas cuidado com o spam.

Confira também nossa explicação do por que incluir o email marketing na minha estratégia digital e invista nesse método de sucesso em suas campanhas!