Descubra 7 vantagens do marketing de conteúdo para a sua empresa!


Entenda como milhares de empresas têm sido impactadas positivamente com o marketing de conteúdo em seu sites e mídias sociais digitais em geral.

Se você deseja que sua empresa ganhe destaque em seu segmento de atuação, ter uma presença digital consolidada não é mais um diferencial, e sim uma obrigação. A partir de um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea) em 2019, foi constatado que mais de 120 milhões de brasileiros acima dos 10 anos tinham acesso à Internet, representando cerca de 67% de toda a população do país.

Trazendo para a realidade do marketing digital, esses dados significam que mais da metade dos brasileiros são usuários presentes na rede e podem se tornar leads para a sua empresa. Os leads são clientes em potencial que têm contato com os conteúdos da sua estratégia de marketing e decidem dar um passo à frente, fornecendo e-mail, telefone ou algum outro tipo de contato e estabelecem, assim, uma comunicação mais direta e particular com o seu negócio.

Para atingir esse objetivo, é fundamental adotar o marketing de conteúdo em sua estratégia digital, sendo este a principal fonte do Inbound Marketing.

Mas o que é Inbound Marketing?

Em tradução literal, Inbound Marketing significa Marketing de Entrada e, de forma sintetizada, consiste em atrair clientes em potencial ao seu negócio, em vez de você ir até eles. As principais estratégias adotadas no Inbound Marketing para que isso ocorra efetivamente são:

  • Marketing de conteúdo;

  • Marketing de mídia social (Social media marketing);

  • Otimização para motores de busca (SEO);

  • Gestão da marca (Branding).

Embora exista a distinção dos termos para definir as estratégias que devem ser adotadas, na prática, todas elas se complementam e funcionam de forma harmoniosa. Portanto, em social media marketing, por exemplo, são adotadas técnicas de SEO e marketing de conteúdo e a gestão da marca também deve ser considerada.

Falando especificamente sobre o marketing de conteúdo, trata-se da produção de conteúdos ricos e valiosos aos usuários da Internet, que podem vir a se tornar leads qualificados ao seu negócio. Neste momento, é importante sair da posição da empresa e pensar como uma pessoa comum: para onde você recorre ao se deparar com uma dúvida simples do cotidiano? Certamente, a resposta da maioria das pessoas será “ao Google”, é claro.

Entenda como “recorrer ao Google” é parte essencial do marketing de conteúdo e como essa estratégia difere-se da publicidade tradicional

Não existe nada mais incômodo - e ineficiente - do que oferecer seu produto ou serviço para alguém que não está interessado. Esse quadro se torna ainda pior quando você atua em um segmento mais específico, como uma indústria fabricante de material x ou é distribuidor de produto y. Mas como a venda poderia ser feita sem uma comunicação ativa e intrusiva na vida das pessoas?

É fato que, antes da popularização da Internet, o perfil do consumidor era muito mais passivo à publicidade. As pessoas eram bombardeadas por comerciais na TV e no rádio intervalos entre programas, anúncios em jornais, revistas, divulgação em outdoors e flyers e nem sempre os anúncios eram eficientes, no sentido de atingirem exatamente as pessoas, de fato, interessadas.

Nos dias atuais, clientes se “empoderaram” frente à Internet e às mídias sociais digitais em geral, no sentido de terem voz mais ativa - tanto para elogiar quanto para reclamar. A segmentação de público-alvo também têm sido facilitada com métricas, dados e ferramentas que permitem um filtro para sua empresa ser encontrada por pessoas realmente interessadas no seu produto ou serviço.

Considerando as informações descritas anteriormente, separamos 7 vantagens do marketing de conteúdo na estratégia digital de sua empresa:

  • Atração dos seus potenciais clientes:

    Com o advento e popularização da Internet, a forma de adquirir produtos e serviços mudou muito: basta fazer uma pesquisa com o termo desejado e o Google fornecerá milhões de resultados em milésimos de segundos, e é aí que entra o marketing de conteúdo.

    Por meio de um estudo sobre seu público-alvo e empresas concorrentes, são definidas palavras-chave importantes ao seu negócio e, a partir daí, é realizado um trabalho para o posicionamento do seu site, empregando técnicas de SEO na produção de artigos e textos, a fim de que a sua empresa apareça na primeira página do Google.

  • Consolidação da relação com os consumidores:

    Não basta que as pessoas encontrem o seu serviço ou produto, é necessário desenvolver um trabalho conhecido no Inbound Marketing como lead nurturing (nutrição de leads), que consiste em relacionar-se com o seu comprador (ou potencial cliente), a fim de que ele adquira (ou continue adquirindo) produtos ou serviços da sua empresa.

    Essa consolidação do relacionamento pode - e deve - acontecer em todas as etapas do funil de vendas, identificando dores (problemas) dessas pessoas e fornecendo soluções que sejam úteis e necessárias a elas. Além disso, produzir conteúdos ricos e valiosos colabora para a nossa terceira vantagem: a autoridade da marca!

  • Criação de uma imagem de autoridade à sua empresa:

    Ao oferecer soluções úteis e necessárias às dores das pessoas, elas começarão a ver sua empresa ou marca como uma figura de autoridade naquele segmento, uma vez que você investiu na produção de um marketing de conteúdo rico com a criação de textos, blog posts, vídeos, infográficos, landing pages, podcasts e demais conteúdos que geram valor à sua marca.

    Assim, poderão recorrer mais vezes aos seus textos de sites, blog posts, redes sociais, vídeos e demais recursos utilizados em sua estratégia de marketing de conteúdo.

  • Consolidação da relação com o consumidor além do “compra e venda”:

    No contexto atual, com uma interação que só cresce nas redes sociais, as pessoas não querem mais uma marca que se baseia apenas nas relações de compra e venda e não têm mais nada a oferecer além disso. Elas buscam empresas que proporcionem experiências, interações e sensações com seus serviços e produtos e também com a criação de uma relação próxima e humanizada.

    Há algumas startups, por exemplo, que investem não só em seus produtos e serviços, mas direcionam esforços para que os eventuais problemas dos clientes sejam resolvidos de forma simples e rápida, a fim de que toda a experiência com a marca seja positiva.

  • Possibilidade de surgimento de “defensores da marca”:

    Quem nunca gostou tanto de um serviço ou produto que saiu contando sua experiência positiva e fazendo um marketing boca a boca?

    De acordo com a Sprout Social, empresa americana de software de marketing em redes sociais, essas pessoas são brand advocates, clientes que defendem sua marca e divulgam ela de forma espontânea, só pela ótima experiência que tiveram. Essa experiência pode se dar a partir da oferta de um conteúdo valioso em seu site, um produto ou serviço útil ou um bom atendimento frente a uma dificuldade pelo cliente.

    Ainda segundo a matéria, os brand advocates proporcionam uma série de benefícios, auxiliando, por exemplo, no crescimento orgânico da marca e demonstrando o valor (não financeiro) de seus produtos e serviços

  • É uma forma de educar o seu cliente no momento de tomada da decisão da compra

    Atentando-se a todos os fatores relacionados ao funil de vendas e à jornada do comprador, é possível orientar, educar, entreter e influenciar o seu cliente na tomada de decisões, indicando qual é o produto - e o momento - certo para a aquisição dele.

    Dessa forma, o marketing de conteúdo deve ter parâmetros bem definidos para acompanhar todo o funil de vendas. Um texto de topo de funil, por exemplo, deve ter um caráter muito mais educativo, uma vez que a pessoa não está preparada para conhecer o seu produto ou serviço ainda, assim como os conteúdos de fundo de funil devem evidenciar que a sua empresa é a melhor alternativa ao cliente.

  • Criação de uma rede de tráfego em seu site e blog:

    Por fim, quanto mais conteúdo produzido para o seu negócio, mais palavras-chave serão indexadas ao Google e maiores são as chances das pessoas encontrarem sua empresa.

    É importante criar uma boa rede de links nos textos, direcionando o usuário a outras matérias de seu próprio site ou a sites externos confiáveis, que podem aumentar a relevância do seu. Quanto mais dúvidas do seu cliente em potencial você sanar por meio do seu marketing de conteúdo, menores serão as chances dele ter que procurar respostas em um outro blog ou site.

    Esperamos ter ajudado ao mostrar algumas das diversas vantagens do marketing conteúdo para empresas. Preparamos ainda mais uma série de matérias sobre a importância da presença digital e ensinando como usar o SEO para atrair mais clientes!