Entenda a importância da presença digital das empresas e aumente os resultados do seu negócio!


Com empresas investindo cada vez mais no Marketing de Conteúdo, é importante não só estabelecer meios de comunicação, mas fazer com que esse relacionamento entre consumidor e empresa seja bom e duradouro.

Muito se fala atualmente sobre a presença digital das empresas. À medida em que a Internet e suas funcionalidades avançam, o comportamento dos consumidores muda e, com isso, o mercado também tem que se adaptar. De acordo com dados publicados pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic), o número de brasileiros conectados à Internet cresceu mais de 30% em menos de 10 anos, indo de 39% em 2009, para 70% em 2018.

A publicação vai além e mostra que o número de usuários que compram produtos ou contratam serviços pela Internet vem crescendo desde 2012: no ano de 2018, a estimativa já era de 44 milhões de pessoas que efetuaram compras de produtos ou serviços. Todos os dados obtidos pela pesquisa do Cetic podem ser conferidos através da publicação online, divulgada em seu próprio site.

Esses dados nos mostram o que já é facilmente detectável: a Internet, seus aplicativos, programas e funcionalidades têm cativado cada vez o público brasileiro e, com isso, vêm exercendo grande influência no momento da compra. Nesse sentido, já podemos notar a importância da presença digital das empresas e em como o seu negócio é invisível para todos esses clientes em potencial.

De que forma posso ganhar visibilidade na Internet? Saiba quais são os primeiros passos para a presença digital eficiente do seu negócio:

  • Tenha um website:

    Para ganharmos espaço em determinado lugar (seja ele virtual ou físico), precisamos marcar presença nele, antes de tudo. O que marca a existência de empresas de diversos segmentos ou portes em atividade no mercado na Internet é ter um site. Ainda que você tenha redes sociais, crie páginas ou anuncie seus produtos em plataformas de e-commerce, o site do seu negócio é indispensável, apresenta uma figura de autoridade e não te torna refém das demais plataformas.

    Vale destacar que as redes sociais não são inimigas do seu negócio, mas atuam em conjunto com ele, servindo de vitrine para seus serviços e/ou produtos. A pergunta que você deve ter em mente é: “para onde os clientes interessados nos produtos da minha vitrine virtual serão direcionados?”, e então começar a entender a relevância da existência do site do seu empreendimento.

    Tendo o seu próprio site, fica ainda mais fácil para os clientes encontrarem a sua marca e seus produtos e é possível mensurar os dados e resultados obtidos com campanhas publicitárias, investimentos em SEO, Inbound Marketing e todas as demais estratégias que favorecem os resultados do seu negócio.

  • Considere a Experiência do Usuário (UX), a Interface do Usuário (UI) e a responsividade do seu website:

    Após passar a existir no ambiente virtual através da criação do site, é importante fortalecer a presença digital da sua empresa atendendo parâmetros do Google, principal buscador a nível mundial. Através de robôs que escaneiam seu site, o Google irá ranquear as páginas dele com base na relevância do conteúdo produzido e da experiência do usuário na navegação.

    Com isso, há duas áreas que ganham a atenção do Marketing Digital e do Design e, portanto, devem ter a devida importância atribuída: o UX (User Experience) e o UI (User Interface).

    O UX fica encarregado de todas as questões voltadas à experiência do usuário, preocupando-se com um layout intuitivo que facilita e direciona o indivíduo para a conversão. Toda a arquitetura de informações envolvendo funcionalidades e ferramentas de seu site devem preparar, organicamente, o usuário para se tornar um cliente, com estudos prévios sobre público-alvo e persona.

    Por sua vez, UI é responsável pelos fatores voltados ao design gráfico, relacionando-se com a aparência e usabilidade do seu website. O UI considera menu, submenu, cores, fontes e todos os demais aspectos visuais que influenciam direta e indiretamente nas decisões do usuário e também colaboram com a qualidade da presença digital de seu negócio.

    Ainda há padrões de responsividade estabelecidos pelo W3C que tornam o carregamento das páginas mais rápido e adaptam elas a formatos diversos (desktops, laptops, tablets, smartphones), cumprindo um papel decisivo na experiência do usuário e no momento da compra. O W3C é uma associação que cria, regulamenta e interpreta padrões de conteúdo para web, por isso, seguir seus parâmetros é fundamental para ter um website bem-sucedido.

  • Produza conteúdos de qualidade, considerando os parâmetros do Google e do W3C:

    É importante ter uma boa definição sobre o trabalho desenvolvido pela empresa, quais são seus produtos e serviços e de que forma os clientes podem adquiri-los (telefones, chats, WhatsApp, e-mail para cotação de orçamento, entre outros meios de contato).

    Para isso, devem ser elaborados textos com foco em SEO sobre os produtos e serviços oferecidos por seu negócio, visando a captação de clientes. Os textos com foco em SEO seguem parâmetros estabelecidos pelo Google, considerando padrões relacionados à densidade de palavras e repetição da palavra-chave.

    Ao desenvolver conteúdos textuais considerando os padrões de SEO, aliando isso à responsividade, UX e UI, você garantirá não só a presença digital da sua empresa, mas trará visibilidade expressiva do seu negócio no Google, buscador que recebe cerca de 100 bilhões de buscas todos os meses.

  • Pesquise cada vez mais sobre Marketing Digital para dominar e fortalecer a presença digital do seu negócio

    Assim como qualquer área diretamente relacionada com a tecnologia, o Marketing Digital passa por constantes adaptações e inovações, visando proporcionar a melhor experiência ao usuário e permitindo que ele encontre os produtos e serviços desejados de forma rápida, intuitiva e qualificada.

    Para oferecer tudo isso em seu website, é importante adequar-se aos parâmetros do Google, que são revisitados com uma certa frequência, conforme o comportamento e necessidades do usuário. Conhecer e investir em Inbound Marketing, campanhas de Google Ads, gestão de mídias sociais também são fatores decisivos para a presença digital eficiente da sua empresa. Como é possível notar, há um trabalho longo a ser feito, por isso, é ideal dispor de um departamento de marketing digital em seu negócio ou contratar uma agência especializada neste mesmo segmento.