Entenda o que é o pixel do Facebook no marketing digital e como utilizá-lo!

Neste artigo você e sua equipe irão entender como o pixel do Facebook no marketing auxilia no monitoramento e otimização dos anúncios na plataforma. Confira!


Facebook Pixel

Afinal de contas, o que é o pixel do Facebook no marketing?

Basicamente, o pixel do Facebook é uma ferramenta analítica, da qual permite rastrear e analisar as ações tomadas a partir de um site, blog ou até mesmo Landing Page presente nos serviços de publicidade do Facebook Ads. Com base nas informações obtidas, sua equipe consegue determinar estratégias melhores e mais eficientes para alcançar potenciais clientes com maior sucesso.

Seu formato é como um código JavaScript, após instalado, todos os comportamentos realizados em seu site através dos anúncios do Facebook serão fornecidos a sua equipe, dos quais podem ser visualizados e monitorados por meio do Gerenciador de Eventos. Além de uma excelente forma de otimizar suas conversões, o pixel do Facebook no marketing traz incríveis métricas para análise de resultados.

Funções do pixel do Facebook no marketing

Função do Pixel

Como já citamos, o pixel do Facebook no marketing proporciona dados de ações e conversões, mas você sabia que essa ferramenta oferece mais algumas funções fundamentais para uma análise completa? Listamos algumas abaixo, assim você e sua equipe podem analisar e utilizar as métricas necessárias para estratégias de excelência.

Rastreio de conversões em diferentes dispositivos

Medir as conversões que sua página obteve através dos usuários que chegaram ali por um anúncio do Facebook, nunca é demais, ainda mais quando o pixel da plataforma permite a configuração de tipos personalizados de conversões, assim como a conclusão de cadastro, compra ou geração de leads.

É importante ressaltar que essa mensuração pode ser realizada em diferentes dispositivos, o que aumenta mais ainda a praticidade e eficiência da ferramenta.

Redirecionamento do público

Mais conhecido como uma forma de remarketing, o pixel do Facebook no marketing possibilita a criação de potenciais clientes personalizados, considerando as ações que cada usuário tomou em seu site. Desta forma, é possível expor o anúncio segmentado para o público e levá-lo a conclusão de sua compra.

Acesso às informações dos usuários

Além das funções já citadas, o pixel do Facebook no marketing disponibiliza a opção de adquirir algumas das informações dos usuários que acessam seu site, como dados demográficos, localização, frequência de atividades, dispositivos utilizados e muito mais. Um dos maiores benefícios desses dados é a possibilidade de segmentação de seu site e conteúdo, atendendo a demanda do público ali presente.

Passos para ativar o pixel do Facebook no marketing de sua empresa

Passos Para Ativar

Para a instalação do pixel no Facebook, é recomendável que tenha algum conhecimento básico da plataforma do Facebook Ads, no entanto, iremos te mostrar o quão simples e prático é sua instalação em alguns passos breves.

1º Passo: Entre no gerenciador de anúncios do Facebook Ads

Dentro desta ferramenta fornecida pelo Facebook, você irá encontrar o código do pixel do Facebook para instalar em seu site. O Gerenciador de Anúncios foi uma maneira que a plataforma encontrou de possibilitar a criação de anúncios, gerenciar e até mesmo rastrear o desempenho das estratégias.

Passo: Acesse a guia “Pixels”

No menu superior do Gerenciador de Anúncios, é possível que sua equipe encontre a seção “Mensurar e relator” e clique em “Pixels”, assim uma nova tela apresentará a função de “Criar um pixel”.

3º Passo: Nomeie seu pixel

Para que todo o processo de instalação de pixel do Facebook no marketing de sua empresa dê certo, é fundamental nomear tal código, pois assim será muito mais fácil seu gerenciamento e acompanhamento. Lembre-se de informar a URL de seu site corretamente, de modo a possibilitar que o Facebook verifique as instalações.

4º Passo: Instale o pixel gerado em seu site

Como essa é uma das etapas mais complicada, indicamos que você procure alguém especializado em programação, para que tudo saia corretamente como o esperado. Neste passo, é necessário copiar o código do pixel gerado e colar na raiz do site, parece muito difícil, mas quem entende do assunto poderá te auxiliar com facilidade e êxito.

5º Passo: Garanta que tudo está funcionando corretamente

O Facebook disponibiliza uma extensão conhecida como Facebook Pixel Helper, da qual pode ser utilizada como uma forma de diagnosticar a instalação do pixel. Nela, sua equipe poderá verificar se o pixel está em ótimo funcionamento, se houve algum erro e até mesmo soluções para solucionar esse erro.

A importância do pixel do Facebook no marketing digital

A análise e mensuração de resultados de anúncios e diversas outras campanhas é imprescindível, pois desta forma você e sua equipe poderá ter o conhecimento necessário de estratégias que estão ou não dando certo e desenvolver novas ainda mais eficientes.

Partindo deste princípio, o pixel do Facebook no marketing permite exatamente isso, onde a ferramenta disponibiliza o aumento de vendas, mensuração de resultados e garantia de que seus anúncios serão exibidos para o público certo, pois a partir de sua utilização, toda a equipe consegue ter acesso a informações estratégicas e consequentemente utilizá-las ao favor de sua empresa.