Guia de estilo de comunicação: o que é e como criar

Um guia de estilo de comunicação pode ajudar sua empresa a se comunicar com o público certo, gerando valor a sua marca e criando autoridade.


Guia de Estilo de Comunicação

Fazer um conteúdo comunicativo não é algo simples, exige que você pense em cada etapa de sua estratégia. A linguagem e o público andam lado a lado, é preciso saber o que seu público gostaria de saber sobre seu segmento e sua empresa. Se você quer gerar autoridade em sua marca, precisa criar um guia de estilo de comunicação!

Pontos para criar um estilo de comunicação efetivo

Agora que você sabe a importância de ter um estilo de comunicação, existem alguns pontos que precisamos levar em consideração para você criar o seu guia, vejamos:

Pense na sua persona

Falar com a pessoa certa, que engaje sua marca e tenha interesse em seus conteúdos, é o principal ponto para criar um guia de estilo de comunicação. Tenha em mente que a persona é diferente de um público-alvo.

O público-alvo são dados demográficos do público que se interessa por seus produtos ou serviços, vejamos um exemplo fictício: mulheres, entre 22-32 anos, residentes da cidade de São Paulo, com interesse em produtos de skin care.

Guia de Estilo de Comunicação

Já as personas são representações de personagens semi-fictícios, ou seja, um comprador ideal para o produto que você oferece! Sem deixar de fazer parte do público-alvo mencionado, por exemplo: Mariana, 23 anos, estudante de jornalismo, solteira. Mariana leva um estilo de vida corrido. Além de estudante, marca presença em diversos eventos de comunicação e culturais, e sempre foge da cidade grande aos finais de semana para curtir a natureza.

Presta serviço para agências de publicidade, jornais e empresas privadas, como redatora. Com a exposição solar no seu cotidiano, Mariana cuida muito bem de sua pele. Ela é a compradora ideal e promotora da sua marca! Quando falamos em promotor da marca, dizemos que Mariana indica e presenteia seus amigos e familiares com produtos da sua marca em datas comemorativas.

É importante fazer a identificação da persona para fazer uma abordagem mais eficiente, com estilo e tom mais adequado em sua comunicação.

Estudar seu público e definir sua persona, também ajuda a determinar quais serão os conteúdos certos para cada canal da sua marca e definir uma jornada de compra para sua estratégia de marketing digital!

A persona é definida através das pesquisas de mercado, entrevistando pessoas verdadeiras, sejam elas clientes ou leitores, para que se resolva seus problemas, sua idade, o que fazem da vida, onde moram, entre outros.

Definindo o tom de voz e linguagem em seu guia

Para o sucesso das suas estratégias, é preciso definir qual é sua linguagem e tom em seu conteúdo, para conversar com seu público.

A linguagem está relacionada mais a personalidade da sua comunicação, já o tom varia de situação em situação. Vejamos um exemplo:

Linguagem: amigável, informal e objetiva.

Tom: divertido e informativo.

Fique atento a voz e sua tonalidade, para que você não perca seu objetivo.

Rede Sociais

Em um guia de estilo de comunicação, também faz parte práticas de linguagem que devem ser utilizadas nas redes sociais. Além de ter uma direção a ser seguida, fortalece sua marca e gera autoridade quando sua linguagem é unificada em todos os canais.

Para atrair e engajar o seu público, gere conteúdo de valor. Isto é, entenda seu público, o que ele quer saber, formatos e tipos de conteúdos que engajam entre diversas outras práticas que te ajudarão a decolar seus canais. Aplicar as técnicas de marketing de conteúdo e copywriting vão te ajudar nessa etapa. Seja objetivo, breve e traga o seu público para perto!

É importante ressaltar que, para entender o que seus seguidores querem saber da sua marca é preciso fazer testes e muitas pesquisas.

Tags e palavras-chaves

Usar tags e palavras-chaves é algo de suma importância em seu guia de estilo, pois além de fazer a classificação de conteúdo de seu blog, facilita muito a navegação de seus leitores. É uma definição em poucas palavras sobre o que vai estar no conteúdo, pois elas vão classificar e agrupar todo o assunto em seu blog.

Também é fundamental fazer a definição das palavras-chave presente no texto, pois elas serão os termos que vão ser utilizadas para que façam a busca nas ferramentas de busca e para que mostre no topo nas pesquisas.

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A palavra-chave deve ficar no título, na URL da página, no texto, na legenda das imagens e em um intertítulo ao menos.

Tenha bons títulos e chamadas

O título é o primeiro contato que o leitor irá ter com seu artigo, por isso é tão relevante você ter um bom título, existem algumas dicas para que você faça um bom título:

Use sempre imagens em suas comunicações

As imagens são importantes para que você consiga atrair melhor os leitores e conseguir melhor relevância nos mecanismos de busca, então necessariamente ele deve acompanhar o seu guia de estilo.

Melhorando sua posição nos mecanismos de busca

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É importante ressaltar que em seus textos sejam de sites ou blogs tenham ótimas posições nos mecanismos de busca, para isso é necessário usar as técnicas SEO (Search Engine Optimization) que servem para melhorar a estrutura do texto e da página, obtendo as primeiras posições de sites de busca.

Para isso você deve levar em conta as palavras-chave que você está usando, a relevância do conteúdo, os links e qual é a experiência do usuário.

Faça um documento para o seu guia!

Tenha em mente que montar um documento é muito importante para seus colaboradores seguirem a promessa da sua marca e focarem no objetivo principal! Vejamos alguns tópicos para abordar no seu guia: