Guia de estilo de comunicação: o que é e como criar

Um guia de estilo de comunicação pode ajudar sua empresa a se comunicar com o público certo, gerando valor a sua marca e criando autoridade.


Manual de identidade visual

A identidade visual nada mais é que um conjunto de símbolos que são combinados e construídos para fazer a representação de uma empresa, produto ou serviço. Na conjuntura desses símbolos existem elementos como cores, fontes e formas, que reunidos possuem um conceito para identificar o seu negócio.

É um dos principais fatores que podem fazer a diferença para o seu negócio adquirir reconhecimento e fixação na mente dos usuários, pois quando você possui uma boa identidade visual, sua empresa acaba sendo lembrada por seus clientes, quanto mais frequente e impactante dos demais, melhor e mais lembrada sua marca será.

É necessário lembrar que é difícil ter uma fórmula mágica que vai fazer com que sua identidade seja destaque, pois é difícil prever o que vai fazer sucesso entre os consumidores, por isso existem algumas dicas pensando nessas dificuldades para fazer sua identidade visual.

Definição de Identidade Visual

Identidade Visual é uma combinação de elementos visuais que buscam mostrar uma marca, um nome, uma ideia, um serviço, um produto ou uma empresa como um todo.

Os itens visuais que essa identidade visual possui são:

  • Logo;
  • Cores;
  • Slogans e frases;
  • Decorações;
  • Tipografias;
  • Apresentações institucionais;
  • As peças de comunicação.
Manual de identidade visual

Esses são os elementos que mostram o que sua empresa quer exatamente mostrar ao grande público.

Muitas marcas são lembradas por cores, por uma fonte específica, há muitos casos que a marca já é lembrada por sua fonte, por exemplo. O caminho que você deve construir sua identidade visual.

É importante fazer a identificação da persona para fazer uma abordagem mais eficiente, com estilo e tom mais adequado em sua comunicação.

Importância da Identidade visual

Antes de mais nada é preciso saber alguns pontos de seu público como faixa etária, escolaridade, gênero, localização, dores, hábitos e outros.

Por isso é muito importante que você possua um bom plano visual da sua empresa, se elas não gostarem da sua identidade, é provável que busquem outros para fazer negócio.

Alguns dos benefícios de possuir uma boa identidade visual:

  • Envolvimento maior das pessoas;
  • A confiabilidade de sua marca;
  • A sensação de pertencimento à cultura da sua marca, pelos valores difundidos.

O impacto da identidade visual

Não importa qual o tamanho da sua empresa, você deve se preocupar com a imagem que seu negócio tem com o grande público.

O conceito visual que a sua marca passa é importante para englobar os elementos que indicam o que aquele negócio se coloca no mercado, para dar personalidade própria à marca e ajudar a atrair novos clientes.

Por isso é importante que você possua algumas coisas em mentes em relação a sua identidade visual.

Atenção na criação da identidade visual

É importante que você crie uma identidade visual da sua empresa estudando e trabalhando cada detalhe, para que se desenvolva de maneira correta é necessário ter profissionais que sejam preparados para passar uma mensagem em relação a identidade visual.

Como foi dito, o seu logo é a primeira impressão sobre a sua empresa, é como se fosse uma assinatura dela, não pode ser feita de maneira relaxada.

Manual de identidade visual

Posicionamento da marca

O seu posicionamento dá é mostrado claramente em sua identidade visual, pois se você for uma corporação mais séria não usará cores quentes, por exemplo, vai tentar algo mais comedido, como cores, estilos e uma linguagem formal.

Mas se for algo que é voltado para o público infantil, um logotipo divertido pode fazer toda a diferença, com cores bem vivas e fontes muito mais chamativas.

Use a paleta de cores correta

O sucesso da identidade visual passa diretamente pelas cores, isso porque as cores possuem relação direta com a neurociência, algumas cores tendem a passar certas informações, por exemplo, uma empresa de entrega de comidas ou fast-food geralmente possuem a cor vermelha, pois ela instiga a fome.

Já o branco passa a mensagem de paz e tranquilidade, por isso que hospitais e consultórios médicos buscam tons mais claros. O Azul passa a sensação de confiança e segurança, muitos bancos usam essa cor em específico.

Mudança de identidade visual

Às vezes é necessária uma mudança em seu visual, pois tudo que existe no mundo acaba passando por mudanças mais cedo ou mais tarde, isso pode acontecer em relação a mudança de identidade visual.

Antes da mudança, análise, a sua identidade visual antiga passa ou não uma boa impressão para o público-alvo? Consegue atender ainda às expectativas que os clientes têm como vinha fazendo?

Com essas perguntas, você precisa analisar alguns pontos:

Marca atualizada

É necessário observar se a sua identidade visual ainda atende às características do mundo moderno, seus concorrentes sempre buscam se aprimorar em relação a isso e aparecem outros a cada dia, por isso é bom deixar a marca atualizada.

O público-alvo ainda é o mesmo?

Com o passar dos anos o seu público-alvo pode mudar, por isso é necessário que se faça uma análise, se caso necessário mudar a sua identidade visual e acompanhar a evolução de seu público.

Houve alguma mudança interna?

Sua empresa se filiou a outra? Passou por uma mudança de direção? Se sim, hora de fazer uma alteração em sua identidade visual, para que ela mostre exatamente a realidade do negócio.

Para que seu público não se perca, nesse ponto é muito importante que haja uma mudança de visual.

Desenvolvendo a identidade da empresa

Há alguns passos para se seguir para que você faça a identidade visual de sua empresa de forma adequada:

Manual de identidade visual

Descubra quem é seu público

Antes de mais nada é preciso saber alguns pontos de seu público como faixa etária, escolaridade, gênero, localização, dores, hábitos e outros.

A resposta dessa pesquisa irá te instruir para fazer uma identidade visual, pergunte se o seu público irá gostar daquela identidade, se achar que sim, você está no caminho.

Planeje-se

Agora é hora de pensar em como se comunicar com o seu público, afinal qual será a mensagem que você quer passar? O que não pode faltar na sua identidade? Como que tudo isso estará representado?

Busque todas essas informações e passe para o designer que será responsável pela sua empresa, quanto mais detalhado você passar a ele, melhor.

Brainstorm

Agora coloque tudo no papel, o interesse de seu público, o propósito e a mensagem de seu negócio.

Hora de ter ideias, coloque tudo o que você pensar e anotar nesse papel e em conjunto coloca todas as ideias que tiveram, todas as mais alinhadas vocês passam para frente, tudo pensando em objetivo e interesse do público.

Prototipação

Agora que já fez uma lista de ideias, chegou a hora de fazer testes.

Juntamente com um designer competente, pegue os conceitos das ideias iniciais e aplique a sua marca.

Deixe que ele teste todas as formas, efeitos e cores até chegar a um resultado que possa vir a ser atrativo para o público.

Após ver o processo, busque entender se seu público irá se interessar, caso seu interesse siga em frente, se não refaça ou use outra ideia.

Apresente sua nova identidade visual

É importante que você já comece apresentando aos colaboradores que vão ajudar nas missões de seu negócio, para que eles possuam uma visão e os valores de sua empresa, explique todo o conceito por trás desse visual, seja em vídeo ou apresentação, para que eles se familiarizem com a sua identidade.

Também peça um feedback, pergunte o que acharam sobre a identidade, inclua-os dentro do processo.

Isso porque a construção da identidade visual é muito importante dentro da empresa, todos precisam se identificar, assim como seu público-alvo, dando mais naturalidade à marca.

Então faça sua identidade de modo planejado, se necessário transcreva suas ideias, peça feedback, inclua pessoas no processo, mas faça-o funcionar como se fosse uma “manchete de jornal”, feito especialmente para chamar a atenção do público e colaboradores.