Marketing Digital: conteúdos e formatos de posts para redes sociais.


Atualmente o público adora a presença e interação das empresas nas redes sociais, passando uma impressão de proximidade. Mas afinal, você sabe como fazer isso?

Marketing Digital: conteúdos e formatos de posts para redes sociais.

Qual é a finalidade de posts nas redes sociais de empresas?

Utilizados como um meio de comunicação rápida com clientes e potenciais clientes, os posts para redes sociais possibilitam um alcance imenso diante ao público e engajamento com a marca, de modo a gerar leads qualificativos e crescer os negócios. A comunicação realizada através de posts nas redes sociais, são a partir de conteúdos mais segmentados, o que leva a atingir públicos específicos e com uma chance ainda maior de tornarem-se clientes.

Por meio desses posts para redes sociais é possível conhecer melhor ainda seu público alvo, entender suas preferências, necessidades, soluções que sua empresa pode proporcionar e uma infinidade de outros pontos ideais a serem considerados no planejamento das estratégias de marketing.

É importante ressaltar que os posts para redes sociais devem ir de acordo com a plataforma de escolha, como o Facebook utilizado para comunicação e interação, Twitter para uma interação rápida e sem muitos rodeios, Linkedin para contato entre profissionais e empresas, entre diversas outras plataformas disponíveis. Continue lendo e conheça os tipos de conteúdos e formatos ideais para posts de sucesso.

Plataformas e seus tipos de conteúdos

 Marketing Digital: conteúdos e formatos de posts para redes sociais.

Com tantas plataformas disponibilizadas atualmente, é fundamental estabelecer as plataformas ideais para sua empresa e que melhor irão auxiliar em suas estratégias de posts para redes sociais. Estabeleça conteúdos de acordo com os meios de comunicação escolhidos e acompanhe o sucesso de suas publicações. Listamos abaixo algumas das plataformas e seus conteúdos ideais.

Facebook: Tratando-se de uma rede social com uma grande concentração de perfis e páginas, é interessante utilizá-lo como forma de interação com seu público-alvo. Atrelasse notícias aos seus produtos ou serviços, disponibilize enquetes, descontos para quem mencionar o máximo de amigos possíveis, entre outras formas interativas de comunicar-se com seus seguidores.

Twitter: As pessoas que estão presentes diariamente no Twitter gostam de textos mais curtos e diretos, mesmo porque a quantidade de caracteres por tweet é bem reduzida, impossibilitando conteúdos longos e sem objetividade. Como uma plataforma de postagens rápidas e uma interação mais pessoal com os seguidores, disponibilize links relacionados aos assuntos que queira abordar e utilize uma das dicas essenciais de posts para redes sociais, seja humano.

Instagram: No Instagram é comum encontrarmos fotos ou vídeos curtos apresentando os produtos, ou serviços que uma marca propõe ao público. Invista em posts mais próximos, como enquetes, fotos ou vídeos apresentando executivos, stories interativos, templates, filtros e não esqueça de expor seus produtos, serviços ou até mesmo sua marca.

Linkedin: A utilização do Linkedin é concentrada mais para o mundo corporativo, onde pessoas ou empresas do mesmo segmento estão procurando por assuntos relacionados aos negócios, novas oportunidades, investimentos, etc. Notícias da indústria é uma excelente ideia de posts para redes sociais nesta plataforma.

Formatos inovadores de posts para redes sociais

 Marketing Digital: conteúdos e formatos de posts para redes sociais.

Partindo do princípio de que o público adora novidades e formatos novos de comunicação, adequar-se a essas novidades para aprimorar seus investimentos e campanhas é uma excelente e recomendada opção. Você já deve ter ouvido falar de Stories, IGVT, Reels, TikTok, entre outros formatos de posts para redes sociais, não é mesmo? Confira algumas formas ideais de lidar com esses formatos.

Stories do Instagram e Facebook

Como uma forma mais impessoal e distrativa de comunicar-se com seus potenciais clientes ou clientes, os stories permitem a publicação de posts interativos, como enquetes, perguntas e diversas outras formas de engajar o conteúdo postado e aproximar-se com seus seguidores. Lembre-se: muitas postagens por dia geralmente cansam os seguidores e acaba criando o efeito contrário do qual está buscando.

IGVT no Instagram

Os IGVTs são utilizados como uma extensão de vídeos do Instagram, onde é possível realizar a publicação de vídeos de até 15 minutos, caso a conta de sua empresa seja verificada ou tenha mais de 10.000 seguidores, o tempo se estende até 60 minutos. Vídeos informativos resumidos e interativos fazem sucesso entre os IGVTs e o público.

Reels e TikTok

Duas maneiras parecidas de posts para redes sociais, mas duas plataformas diferentes. Enquanto o TikTok tem participação única no mercado, o Reels aparece juntamente ao Instagram, mas ambos possuem finalidade bem parecidas, como a publicação de vídeos curtos e interativos, onde é possível realizar challenges, reproduzir memes ou até mesmo apresentar a personalidade e autenticidade de sua marca de forma criativa.

DICA: Não utilize sempre os mesmos conteúdos nas plataformas, pois cada uma possui suas especificações, das quais o público prefere posts únicos e criativos.

Resultados de posts para redes sociais como estratégia

Após a mensuração de resultados de seus posts para redes sociais, será possível analisar o retorno que tal campanha está trazendo aos negócios. Mas já é mais que comprovado a eficiência dessa estratégia no Marketing Digital, pois as mídias sociais são as plataformas das quais mais se encontram potenciais clientes dispostos a conhecer produtos, serviços e marcas inovadoras.

Se tiver interesse em conhecer melhor as estratégias aplicadas nas mídias sociais, confira: