O guru do marketing: quem foi Philip Kotler para o marketing, seus principais livros e contribuições.

Com mais de 50 livros publicados e ensinamentos preciosos para o mundo dos negócios, o americano Philip Kotler para o marketing foi uma grande influência.


Content Marketing

Quem foi Philip Kotler para o marketing?

Em 27 de maio de 1931, na cidade de Chicago nos Estados Unidos, nasceu a pessoa que consideramos hoje o pai do marketing, Philip Kotler. O autor teve sua primeira formação com mestrado em economia na Universidade de Chicago, doutorado em matemática na Universidade de Harvard e doutorado em ciências comportamentais também em Chicago.

Além dos diplomas já citados, Philip é PhD em economia no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, mais conhecido como MIT, uma das principais e famosas instituições para estudo de tecnologia, engenharia e ciências.

Sua carreira começou como professor universitário na Kellog School of Management em 1962 e 5 anos depois teve seu primeiro livro publicado, “Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle”, hoje considerado como a bíblia do Marketing. Vale ressaltar que na época de seu primeiro lançamento, as ações de marketing e seu mercado não eram tão considerados como atualmente.

Principais livros de Philip Kotler para o marketing

Livros Kotler

As ideias de Philip Kotler para o marketing são de atender as necessidades de seus consumidores e conquistar objetivos de determinada empresa e negócios, a partir da criação, oferta e até mesmo troca de produto com valores. Confira alguns de seus principais livros onde o mesmo aplica essas ideias!

Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle

Neste livro encontramos ideias que refletem a realidade moderna da área, esses conceitos de Philip Kotler para o marketing são tratadas de forma clara e objetiva, proporcionando a visualização clássica e contemporânea do marketing no mundo. O foco maior da abordagem apresentada é a gestão do marketing e como fatores externos influenciam nos projetos.

Os 10 pecados mortais do Marketing

A visão de Philip Kotler para o marketing neste livro traz ações sobre o que podemos ou não fazer quando falamos de marketing. Durante o desenrolar do livro, o autor apresenta e auxilia a identificar empresas que cometem um dos 10 “pecados mortais” a serem tomados dentro de estratégias, além de soluções para contornar esses erros.

Listamos abaixo alguns dos ensinamentos proporcionados pelo livro. Confira!

  • Acompanhar a concorrência;
  • Desenvolver planos de marketing funcionais;
  • Gerenciar relacionamentos;
  • Manter o foco no mercado e clientes.

Marketing 4.0

Juntamente ao Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Kotler atualizou recentemente sua série de livros com o “Marketing 4.0”, onde os autores trazem as transformações do marketing tradicional ao digital e proporciona o entendimento do caminho que o consumidor toma nessa era digital.

A partir das ideias apresentadas por Philip Kotler para o marketing, o livro traz uma análise do cliente do presente e futuro, e formas de como alcançá-lo com eficiência e sucesso.

4 contribuições de Philip Kotler para o marketing nos dias atuais

Contribuições

Agora que já conhecemos quem é Philip Kotler para o marketing e algumas de suas principais obras, é fundamental conhecer e entender alguns de seus ensinamentos passados e que mudaram o mundo dos negócios. Listamos abaixo 4 de seus diversos ensinamentos, dos quais você e sua empresa devem procurar seguir sempre.

Preocupe-se com a sociedade

Em uma de suas análises, Kotler concluiu que os consumidores preferem empresas que engajam em alguma questão socioambiental ou apoiam causas do que aquelas que não se posicionam. Muitas empresas adotaram esse conceito de colocar o bem-estar da sociedade à frente do bem-estar da empresa e obtiveram sucesso em seus negócios, assim como a Faber-Castell.

Inove sempre que possível

Partindo do princípio de que marcas que não inovam e estabelecem sempre a mesma estratégia saem do mercado rapidamente, as indicações de Philip Kotler para o marketing é de sempre inovar e adaptar-se às tecnologias e novidades, assim como a Apple e Mcdonalds.

Não deixe o planejamento e a mensuração de lado

Todos sabemos que muitas empresas não possuem o hábito de mensurar seus resultados, pois preocupam-se somente com a publicidade e elaboração de campanhas. Alinhar as ações de marketing e o planejamento estratégico possibilita que as chances de erro sejam menores, segundo Kotler.

Faça seus clientes se sentirem parte dos negócios

Interagir com seus consumidores, realizar perguntas e tentar entender como se sentem em relação a sua marca traz grandes benefícios aos negócios, pois o público se interessa por essa tentativa de trazê-lo aos negócios. Invista na relação de seus consumidores com a empresa e verá os resultados subindo.

Mas afinal, por que adquirir as ideias de Philip Kotler para o marketing de minha empresa?

Após tanto conhecimento e ensinamento sobre esse mundo do marketing, Philip Kotler traz ideias e maneiras eficientes de como integrar esses métodos em seus negócios, onde todo o conhecimento e aprendizado é bem-vindo. Como já citamos, inove, adeque-se ao mundo e seus avanços, inspire-se nas obras de Kotler e suas valiosas dicas, coloque em prática agora mesmo tudo o que aprendeu!