GTM: O que é o Google Tag Manager no marketing digital, como criar e instalar em seu site.

Durante o desenvolvimento de seu site, você provavelmente ouviu falar sobre Google Tag Manager, não é mesmo? Confira neste artigo sua definição e como aplicá-lo!


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O que é o Google Tag Manager no marketing e como utilizá-lo?

Nas estratégias de marketing digital é fundamental contar com todas as equipes focadas no desenvolvimento de projetos, de modo a dar maior visibilidade às campanhas e atingir os objetivos já estabelecidos. No entanto, com todos focados em suas funções, acaba não sobrando tempo para se preocuparem com assuntos internos de seu site, tais como monitoramento e análise de dados.

O Google Tag Manager no marketing é exatamente a solução ideal para situações como essa, pois trata-se de uma ferramenta disponibilizada pelo Google para realizar a automatização e gerenciamento de tags de acompanhamento em um determinado site. Sua utilização permite configurar pontos de monitoramento sem ao menos atrapalhar as atividades de sua equipe.

A partir do GTM é possível também realizar o suporte de remarketing do Google Ads e Facebook Ads. É importante ter em mente que nesses casos, o intuito é analisar os produtos visitados em seu e-commerce e consequentemente gerar anúncios para o visitante enquanto o mesmo navega pelas redes de display ou Facebook.

Existem benefícios ao utilizar o GTM?

Benefícios

Listamos abaixo alguns dos principais motivos para utilizar o Google Tag Manager no marketing digital das empresas, assim você mesmo poderá me responder se existem ou não benefícios em sua utilização. Continue lendo!

Aumento na produtividade das equipes

Tendo em vista que os profissionais de marketing possuem uma agenda corrida e de muitos objetivos, é inviável atrapalhá-los com a instalação e acionamento desses scripts, pois para quem não entende e não possui uma ferramenta de suporte, a função pode ser totalmente complexa.

Já no setor de TI, é comum a presença de demandas mais urgentes do que a dedicação de seu tempo para a instalação de um código no site. E é aí que o Google Tag Manager entra, onde a ferramenta dispensa a necessidade de ambos os setores e automatiza todo o processo exigido.

Acompanhamento de métricas

A coleta e análise de dados é uma ação indispensável dentro das estratégias, pois é a partir delas que sua equipe terá o conhecimento de informações necessárias sobre o visitante, para então, tomar decisões que aumentam a produtividade das campanhas.

Nas funções do GTM, é possível facilitar o rastreio dessas métricas por meio das tags, gerando atividades ainda mais simples de conhecimento, entendimento e otimização das estratégias já estabelecidas.

Aumento nas possibilidades de ações

Com as alterações feitas pelos códigos do Google Tag Manager, seu site consegue fornecer o modelo esperado pelo público, pois os dados oferecidos vão de acordo com as ações tomadas pelos visitantes, tais como os produtos e páginas pelo qual o mesmo se interessou. A partir deste fato, as ações externas do site aumentam e possibilitam estratégias de remarketing na rede de display e até mesmo Facebook.

Como criar e instalar o Google Tag Manager em meu site?

Como Criar e Instalar GTM

Utilizar as ações do Google Tag Manager no marketing não é tão difícil quanto parece, no entanto, pode ser que precise de uma ajuda no momento de sua instalação. Mas calma, acompanhe os passos que listamos abaixo para a criação do código e algumas dicas para um processo bem sucedido!

1º Passo: O primeiro passo é bem simples, pois requer somente a criação de uma conta na plataforma, ou caso já tenha uma conta no Gmail, a mesma pode ser utilizada tranquilamente;

2º Passo: Após a criação da conta, acesse a página do Google Tag Manager, realize seu login, e então estará pronto para começar as configurações;

3º Passo: Insira o nome de sua empresa e personalize o contêiner, do qual irá obter as regras e tags que você irá utilizar no site;

4º Passo: Em seguida, com todos os campos anteriores preenchidos, será proporcionado o código base do Google Tag Manager, do qual você deverá copiar e colar logo após da tag de abertura <body> de seu site;

Dica: Caso o processo seja complexo para você e seu site, seja WordPress, o plugin DuracellTomi1s Google Tag Manager pode ser utilizado como um auxílio, pois o mesmo aciona o código para você.

Pronto para integrar o Google Tag Manager em suas estratégias?

Atualmente, otimizar as estratégias e automatizá-las tornam a rotina de toda uma equipe ainda mais produtiva. A utilização do Google Tag Manager no marketing digital vem trazer justamente essa proposta, da qual visa tornar o monitoramento de dados e tags ainda mais fácil e prático.

As tags monitoradas são como scripts instalados no código de um site, com a finalidade de acompanhar as atividades tomadas pelos visitantes e ter um controle ainda maior do número de visitas e páginas acessadas. Traduzindo, as informações obtidas são fundamentais na presença de planejamento e melhorias de todas as campanhas, sendo indispensáveis. Agora que você já conhece o GTM, os processos podem ser realizados de forma mais eficiente, não é mesmo?