O que incluir em minha estratégia de marketing?


Uma boa estratégia de marketing requer sempre bons planejamentos e métodos para uma melhor eficiência em seus resultados.

O que incluir em minha estratégia de marketing?

A estratégia de marketing nada mais é do que um conjunto de ações planejadas e tomadas para expor sua marca ao público, seja com produtos, serviços, ou outros componentes, de modo a ampliar suas vendas, engajamento e construir uma imagem positiva de seus negócios.

Em uma estratégia de marketing, é importante abranger todos os meios de comunicação relevantes em sua campanha, passando mensagens consistentes e planejadas, atingindo o público alvo e atendendo suas metas de divulgação, proporcionando maior visibilidade e confiança à sua empresa ou marca.

Estabelecer bons planos e estratégias faz com que a credibilidade, fidelidade e comunicação com o público cresça de forma eficiente e bem sucedida, resultando de forma satisfatória a interação entre a empresa e os clientes.

Passos importantes a seguir para uma boa estratégia

O que incluir em minha estratégia de marketing?

1. Público ou personas consistentes

Idealizar e estudar sua persona é um passo extremamente essencial em uma estratégia de marketing, pois é onde você irá entender o que seu público procura e necessita. Possibilitando um melhor entendimento e dando um norte de como prosseguir com sua estratégia, por exemplo, a maneira de pronúncia com o público, informações ideais para atraí-lo, entre outros.

No processo de criação de sua persona, é fundamental atribuir interesses particulares, emoções, como medos e desejos, além de histórias pessoais para uma estratégia ainda mais precisa e eficiente.

2. Canais de marketing (comunicação)

Escolher os canais ideais para a comunicação com seu público oportuniza um melhor engajamento com sua campanha, onde é necessário planejar mensagens consistentes e expô-las, de modo a atingir e despertar interesse em seu público alvo.

Essa escolha acontece após estudos de sua persona, favorecendo o investimento em canais relevantes, como redes sociais, blogs, e-mail marketing, plataformas de vídeos, etc.

3. Ferramentas

As ferramentas são indispensáveis para uma estratégia de marketing eficiente e bem monitorada, auxiliando nos processos de análises, conversões e oferecendo informações necessárias para um bom desenvolvimento de toda a campanha. Confira abaixo algumas das ferramentas indicadas.

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta disponibilizada pelo Google, do qual é possível analisar o desempenho de seu site e monitorar visitas, palavras-chaves, páginas mais acessadas e diversas outras informações indispensáveis.

Optimizely

O Optimizely realiza de forma segura e eficiente o teste A/B, onde é possível comparar versões de controle e variação de uma página e verificar qual versão tem uma melhor taxa de conversão, otimizando ainda mais seu funil de vendas.

WooRank

A ferramenta WooRank é disponibilizada gratuitamente, proporcionando a análise e relatório de SEO de qualquer site, de forma rápida e prática. Com sua utilização, é possível verificar de onde vem os visitantes, dados de redes sociais, entre outros.

Google Search Console

O Google Search Console funciona como um complemento do Google Analytics, fornecendo informações de impressões, cliques, CTR, média de posições, dados sobre o desempenho de vídeos e variadas outras informações sobre seu site.

4. Mensurar os resultados de sua estratégia

Mensurar os resultados de uma estratégia de marketing é sempre muito importante, visto que é a partir deste processo que uma empresa pode acompanhar os dados e investimentos de como anda o desempenho de sua estratégia, possibilitando a correção ou melhora de pontos não eficientes na campanha.

Seguindo todas as métricas e com o auxílio das ferramentas necessárias, a mensuração de resultados oferece dados indispensáveis de todo o andamento de sua campanha.

Principais tipos de estratégia de marketing

O que incluir em minha estratégia de marketing?

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing utilizada para atrair, converter, fechar a venda e fidelizar os clientes por meios orgânicos, didáticos e personalizados de forma sutil, despertando assim a vontade de comprar ou mesmo voltar a comprar em sua empresa. A mensuração de resultados também está presente no Inbound Marketing, realizada em tempo real, que exibe visualmente o progresso de toda a estratégia.

Marketing de Conteúdo e SEO

O marketing de conteúdo em uma estratégia de marketing atua juntamente ao Inbound Marketing, onde o conteúdo tem como finalidade encantar os clientes com seu produto ou serviços. Além de criar uma imagem de autoridade para a empresa, você também deve encontrar as palavras-chave ideais para conectar a marca com seu público, despertar o interesse das pessoas e atraí-las.

Já as técnicas de SEO ão utilizadas na construção e desenvolvimento de sites, das quais são elaboradas de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Google, visando um bom posicionamento de seu site ou blog.

Já sabe o que inserir em sua estratégia de Marketing?

O que incluir em minha estratégia de marketing?

Saber o que inserir em sua estratégia de marketing é essencial para um processo bem sucedido e de ótimos resultados, posto que é a partir dela que sua empresa, produtos ou serviços serão divulgados ao público, conforme o planejamento realizado.

Todas as etapas e ferramentas disponíveis para sua campanha, podem auxiliar os negócios a alavancarem rumo ao sucesso, garantindo melhor visibilidade, credibilidade e valorização à marca e toda a sua equipe.