Page Experience no Marketing Digital: conheça o novo fator de ranqueamento do Google!

Todos sabemos que um dos requisitos principais do marketing é a experiência do consumidor. Confira agora como o Google integrou a Page Experience ao marketing!


Page Experience

O que seria Page Experience no marketing digital?

Após algumas pesquisas internas realizadas, ficou claro que os usuários gostam de páginas com boas experiências, como a velocidade de carregamento da página e sua compatibilidade com dispositivos móveis. Pensando nisso, o Google irá implementar um novo e importante fator de ranqueamento, a Page Experience no marketing.

A Page Experience no marketing digital será uma forma de avaliar e melhorar a performance dos usuários no site, independente do conteúdo ali presente, assim a mudança poderá contribuir para o sucesso dos negócios e melhorar o engajamento dos usuários em suas páginas. As atualizações estão previstas para o final de Agosto de 2021, com novas métricas focadas na resposta, interatividade e segurança dos sites.

Mudanças para a empresa e usuário com a Page Experience no marketing

Mudança com Page XP

Empresas

Tendo em vista a estratégia e marketing do Google, algumas informações das novas mudanças não são anunciadas, o que torna o processo de adequação um pouco mais difícil e obriga as empresas a testarem formas funcionais para um ranqueamento de sucesso.

É fundamental ter em mente que algumas métricas estabelecidas podem proporcionar ganhos e perdas de posições nas páginas do Google, mas calma! Com tantas mudanças e implicações na web, o Google é obrigado a anunciá-las, continue lendo e conheça uma das principais!

O índice mobile-first vem se destacando muito entre as métricas de Page Experience no marketing digital, pois com o lançamento de infinitos modelos de smartphones, as buscas por informações pelos mesmos aumentaram significativamente. Este fato fez o Google considerar preparar e melhorar os sites para receber tamanho tráfego. Portanto, se seu site desempenha muito bem em desktop, procure proporcionar essa experiência para todos os formatos de telas.

Usuários

Você provavelmente já deve ter visitado um site e se deparou com a presença de uma janela pop-up da qual atrapalhou sua visita, não é mesmo? Assim como elementos que somem, alertas de navegação e diversos outros fatores que incomodam o usuário.

A intenção do Google com a Page Experience no marketing é proporcionar uma visita tranquila e confortável, sem a presença de elementos que atrapalham a experiência, onde o conjunto de conteúdo e site agrade e atenda às necessidades do visitante.

Como o Core Web Vitals pode ajudar?

Core Web Vitals

De forma resumida, Core Web Vitals trata-se de métricas para melhorar o carregamento e diversos outros pontos técnicos do site, de modo a proporcionar uma experiência de sucesso aos usuários. Confira agora as principais métricas presentes nos fatores de ranqueamento da Page Experience no marketing digital!

LCP (Largest Contentful Paint): Essa métrica fica responsável pela percepção de carregamento das páginas, conhecida como a melhor forma de analisar a velocidade do site. Existem algumas formas de melhorar os resultados obtidos, como otimizar seu servidor, ativar cachê, utilizar CDN, dentre outras ações.

CLS (Cumulative Layout Shift): A CLS é a métrica que verifica as mudanças ocorridas nas páginas logo após o carregamento, das quais afetam a experiência do usuário. Incluir atributos de height e width para imagens e vídeos e reservar espaços para utilização de anúncios dinâmicos são excelentes formas de otimizar essa análise.

FID (First Input Delay): Consiste na análise feita entre o momento do toque (ou clique) e a resposta do site ao usuário. Para sua otimização, a divisão de Javascript pesados em tarefas menores e reduzir seu tempo de execução são algumas das formas indicadas.

Ferramentas para análise dessas métricas na Page Experience

Existem algumas ferramentas disponibilizadas para que seu site tenha sucesso com as novas atualizações da Page Experience no marketing digital. Listamos abaixo algumas das principais para otimizar seu site sem nenhuma preocupação, confira!

Como melhorar a Page Experience no marketing da empresa?

O Core Web Vitals é uma excelente opção para otimizar a Page Experience no marketing de sua empresa, no entanto, é fundamental ter em mente que existem diversas outras formas de realizar essas ações, garantindo o sucesso de seu site e a visita dos usuários.

Pensar em seu usuário, suas intenções e necessidades é uma das melhores maneiras de tornar uma Page Experience segura e bem ranqueada. O principal objetivo do Google é proporcionar páginas que realmente atendam aquilo que o buscador procura, então certifique se suas estratégias de SEO estão dentro do necessário para estar nas melhores posições do mesmo.

A velocidade em que os sites carregam influenciam muito na experiência de muitos usuários, por isso, procure tornar ainda mais rápida a hospedagem da Page Experience no marketing digital de sua empresa. Lembre-se de contar com o auxílio de empresas seguras e confiáveis, pois, qualquer instabilidade pode prejudicar a estabilidade e velocidade de seu site.

Agora que já conhece o novo fator de ranqueamento do Google e algumas de suas métricas, não perca tempo! Leia nosso artigo “Como mensurar os resultados da minha estratégia de marketing?” e realize testes das atualizações para ter certeza de uma Page Experience segura e bem posicionada.