Por que investir em e-commerce para o meu negócio?
Conheça as vantagens da loja virtual!


Por que investir em e-commerce?

Cada vez mais, empresas, indústrias e marcas com atuação em diferentes setores do mercado têm buscado formas de expandir seus respectivos trabalhos. Para ultrapassar as barreiras físicas de forma rápida, segura e com um investimento inicial relativamente baixo, o e-commerce vem sendo adotado como uma das principais estratégias pelo custo-benefício, segurança e comodidade, tudo em uma só plataforma, que beneficia tanto os clientes quanto os empreendedores.

As compras pela Internet vieram para ficar. O seu negócio está preparado para atender essa demanda?

Para quem não sabe, o e-commerce consiste em meios eletrônicos e digitais (como sites e aplicativos) que viabilizam a comercialização de produtos e/ou serviços pela Internet. Esse comércio é vasto e pode contemplar produtos, equipamentos, acessórios e estruturas de uso residencial, comercial ou até mesmo industrial, ou ir além na comercialização de serviços, como cursos online, passagens aéreas, hospedagens, consultorias e diversos outros.

O e-commerce é uma alternativa viável para impulsionar e expandir o seu trabalho, caso você já possua lojas físicas, ou para dar início a um novo negócio, caso você disponha de um orçamento mais restrito. Dispensando a série de burocracias e licitações que as lojas físicas demandam, o e-commerce pode ir ao ar em menor tempo e exigir menos investimentos e gastos. Você não terá que lidar com IPTU, aluguel, contas de água e eletricidade e nem mesmo com as licenças que o funcionamento de uma loja física exige.

Para manter uma loja física, ainda que ela seja de pequeno ou médio porte, é ideal ter funcionários, vendedores, operadores de caixa ou até mesmo seguranças e estoquistas, dependendo do seu segmento. No e-commerce, você poderá adequar o comércio eletrônico à sua realidade e expandir conforme o aumento de sua demanda, além disso, as plataformas de comércio eletrônico costumam ser inteligentes, seguras e intuitivas, permitindo que muitos clientes iniciem e finalizem suas compras sozinhos.

Dê adeus às filas extensas das lojas físicas!

Por que investir em e-commerce?

Filas são uma realidade nas lojas físicas, sobretudo em datas comemorativas, como Black Friday, Natal, Dia das Mães ou dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Páscoa e outras. Com isso, os estabelecimentos costumam ficar sobrecarregados, proporcionando uma péssima experiência aos consumidores, que podem até mesmo desistir de concluir a compra pela impaciência ou falta de disponibilidade para esperar.

No e-commerce, o consumidor não sofrerá com esses problemas, podendo realizar as compras no conforto de sua casa sem ter que ficar esperando para efetuar o pagamento. A empresa, por sua vez, não terá que dispor de diversos operadores de caixa para o registro de compra e pagamentos, pois a plataforma de e-commerce fará tudo isso sozinha.

Acompanhe dados e resultados em tempo real!

Por que investir em e-commerce?

O e-commerce não consiste apenas em uma loja virtual. É fato que o que fica visível para os consumidores é a interface do site, mas, no “backstage”, há plataformas inteligentes que controlam e registram todos os acessos obtidos por dia, semana, mês ou ano, a taxa de conversão de leads, quais os referenciadores do seu site (URLs, mecanismos de pesquisa, redes sociais e palavras-chave que levaram o usuário até o seu site) e mais uma série de informações.

Dessa forma, é possível se preparar para sua demanda, calculando taxas médias, observando dias da semana e horários com maior tráfego e demais estatísticas que poderão até mesmo orientá-lo se você está indo pelo caminho certo, se precisa expandir sua plataforma ou se os clientes estão solicitando novos produtos ou serviços.

A loja virtual põe um fim nas barreiras geográficas!

Por que investir em e-commerce?

Se você deseja atingir clientes de diferentes bairros, ainda que pertençam à mesma cidade que sua empresa ou marca está situada ou até mesmo expandir para contemplar clientes de outros estados ou regiões, o e-commerce poderá impulsionar suas vendas e extinguir barreiras geográficas para a comercialização de seus produtos ou serviços.

Com a loja física, por vezes, o empreendedor fica restrito aos fatores geográficos, e nem sempre ela poderá estar localizada em uma região comercial. Por outro lado, caso você queira estar situado em bons pontos de venda, terá que fazer investimentos expressivos, pois a compra ou aluguel desses espaços costuma ter valores altos.

Personalize o atendimento e a experiência do seu cliente, mesmo à distância!

Por que investir em e-commerce?

Se engana quem pensa que, através do e-commerce, não é possível personalizar a experiência do cliente. O relacionamento humanizado é um assunto cada vez mais pautado entre grandes empresas e marcas: com um mercado extremamente competitivo, vence o empreendedor com diferenciais, seja no produto, nos prazos de entrega, nos valores ou no atendimento.

No e-commerce, é ideal dispor de um atendimento multicanal e um chat que auxilie em possíveis dúvidas, sugestões, reclamações ou problemas que os consumidores tenham (como em casos de troca ou devolução do produto). Transmitir segurança e confiança é fundamental para que o cliente crie um relacionamento duradouro com a sua marca e, para isso, é necessário dar todo o suporte que ele precisa, desde eventuais dúvidas antes da compra até a fase do pós-venda.

Conclusão: o e-commerce tem o melhor custo-benefício!

Por que investir em e-commerce?

Com um investimento inicial baixo, ausência de custos com aluguel de espaços físicos para receber o público, necessidade de um número inferior de colaboradores (em relação às lojas físicas do mesmo segmento e porte), maior segurança, comodidade e eficiência, ter um e-commerce com uma loja virtual de alta qualidade é essencial para alavancar os resultados do seu negócio.

Portanto, se você deseja investir em e-commerce para o seu negócio, poderá contratar empresas especializadas em marketing digital, que proporcionam não só uma boa plataforma ao seu site e uma boa experiência aos consumidores, mas também garantem a visibilidade ideal para que clientes te encontrem em buscadores como o Google e em redes sociais com facilidade!