Veja como as estratégias de marketing gastronômico podem fazer seus negócios crescerem!

Conheça neste artigo algumas formas de ganhar maior credibilidade e visibilidade, por meio das estratégias de marketing gastronômico em seu restaurante!


Marketing Gastronômico

O que são estratégias de marketing gastronômico?

Você sabia que os restaurantes também precisam se preocupar com suas estratégias de marketing? Isso mesmo! As estratégias de marketing gastronômico são formas de dar maior visibilidade e credibilidade a sua marca e produtos, onde restaurantes, lanchonetes e os outros diversos locais alimentícios realizam planejamentos e ações para expor seus alimentos e serviços

O marketing gastronômico fica responsável pela divulgação e bom nome do estabelecimento, do qual possibilita que novas pessoas conheçam seus negócios e tenham interesse em consumir seus pratos. É importante ter em mente o bom planejamento das ações, pois é uma área que vem crescendo a cada dia em nosso país e no mundo.

A criatividade e inovação precisam estar presentes em todos os processos, assim as chances de atingir seu público-alvo é muito maior do que uma estratégia simples e padrão. Existem diversas formas de aplicar essas estratégias em seus negócios, das quais iremos listar ao longo deste artigo, tais como uma boa relação com seus clientes e presença dos negócios na internet.

4 estratégias de marketing gastronômico de sucesso

Marketing Gastronômico

Assim como já citamos, existem diversas formas e estratégias a serem seguidas para que seus investimentos cresçam e tenham maior visibilidade pelo público, mas não se preocupe, pois iremos citar alguns principais abaixo para que você e sua equipe possam analisar as melhores opções para os negócios. Confira!

1. Marque sua presença em eventos

Nas estratégias de marketing gastronômico, não é necessário que apenas as pessoas vão até seu estabelecimento, vá até elas também! Eventos locais de seu segmento ou até mesmo segmentos de interesse do público são excelentes oportunidades para divulgar seus negócios de uma forma natural.

Invista em um menu com seus melhores pratos e adeque-os ao ambiente, pois assim o público irá querer conhecer melhor seu cardápio, mas atente-se ao tempo de espera, pois em muitos eventos as pessoas não querem perder o seu tempo esperando pelo processo de preparo, a não ser que o evento seja gastronômico.

2. Invista em propagandas internas

Um manual de identidade visual nos restaurantes é indispensável nas estratégias de marketing gastronômico, pois é onde ficam contidos informações como a paleta de cores da empresa, logotipo, missão, valores, etc. Este manual é uma forma de você personalizar e seguir as informações, para que todo o ambiente e experiência do público seja de excelência.

O cardápio, por exemplo, é um dos principais itens a serem revisados e muito bem cuidados, onde os mesmos devem ter as promoções em destaque, cores que conversam entre si e informações de fácil entendimento. É comum vermos atualmente restaurantes investindo em cardápios digitais ou até mesmo aplicativos de celular para um pedido rápido e prático.

3. Bom relacionamento com os clientes

Um bom relacionamento com clientes nas estratégias de marketing gastronômico não deve ser considerado como um diferencial, pois é uma obrigação de todo estabelecimento para com o público. Tendo em vista que um mau atendimento ou recepção de clientes pode causar seu distanciamento, é fundamental pensar em formas de recepcioná-los da melhor maneira possível.

Procure integrar esse bom relacionamento tanto no marketing online quanto no offline, assim seus clientes irão sentir-se acolhidos pela empresa, terão vontade de voltar ao estabelecimento e quem sabe indicar você e seus negócios para amigos e familiares.

4. Integre as estratégias com o marketing digital

Não há dúvidas em relação ao poder da internet sobre os mais diversos negócios, não é mesmo? Então por que não investir em propagandas e divulgações no mundo digital? Integrar as estratégias de marketing gastronômico com a internet é uma excelente possibilidade de fazer seus negócios crescerem.

Dois exemplos perfeitos para tais atividades é a divulgação de cupons de descontos e aplicativos de entrega, duas situações que o público ama e sempre está à procura, pois quem não gosta de pedir comidas de maneira prática e pagar um excelente preço nas delícias que um restaurante tem a oferecer?

Preparado para começar suas estratégias de marketing gastronômico?

Marketing Gastronômico

Investir em estratégias inovadoras e criativas nunca é demais no mundo do marketing, ainda mais quando falamos de estratégias de marketing gastronômico, pois trata-se de um ramo pouco abordado entre os restaurantes. Busque levar seus negócios ao público e encantá-los com o que seu estabelecimento tem a oferecer.

Dentre as estratégias de marketing gastronômico, é possível encontrar infinitas formas de abordá-las, sua equipe tem a oportunidade de explorar as formas apresentadas neste artigo e até mesmo as outras por aí, mas sempre analisando as propostas que se encaixam melhor nos negócios e fazem os resultados e as vendas subirem.