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Escrito por: Quality SMI
GEO: o que é e como aplicar no seu SEO
O SEO já é um método de otimização de sites já bem consolidado e que mostra resultados efetivos.
Embora seja um método de melhorar o posicionamento de sites em mecanismos de busca, o foco sempre foi o Google, afinal, é o maior.
Apesar disso, recentemente descobrimos uma nova forma de fazer consultas e tirar dúvidas na internet: através de inteligências artificiais generativas.
Com isso, as técnicas de SEO na era da IA se afloraram e ganharam um novo nome: GEO (Generative Engine Optimization).
O GEO é o processo de otimizar o conteúdo de sites para ganhar visibilidade em ferramentas de IAs generativas, como ChatGPT, Gemini e Copilot.
Neste artigo, abordaremos tudo sobre esta nova técnica derivada do SEO, suas diferenças e similaridades, e como o futuro da busca está sendo moldado. veja mais a seguir.
O que é Generative Engine Optimization (GEO)
O GEO (Generative Engine Optimization) é uma estratégia recente de marketing digital que visa aumentar a visibilidade e influência em inteligências artificiais generativas, como ChatGPT e Gemini.
A otimização do conteúdo dos sites é voltada para garantir que eles apareçam nas respostas formuladas por estas IAs.
A grande maioria destas ferramentas utilizam a Large Language Model (LLM), que é a linguagem usada para não só gerar como também compreender textos.
Este modelo de linguagem faz varreduras de conteúdos para ampliar seu arquivo de textos. Esta varredura é feita em páginas já existentes, e é aí que entra o GEO.
Este método adapta o conteúdo para facilitar a varredura das IAs, fazendo com que elas utilizem seus textos como fonte, aumentando não só o engajamento como a autoridade da sua marca.
Por que o GEO está moldando o futuro da busca
Cada vez mais pessoas estão utilizando estas inteligências artificiais generativas para realizar pesquisas.
Estas ferramentas possuem um tom mais conversacional, algo que atrai muito a nova geração, que faz pesquisas na internet de outras formas, como por áudio, por exemplo.
Além da resposta direta, as IAs oferecem insights relacionados à consulta que poderiam ser dúvidas futuras sem a necessidade de mais clicks.
Além disso, estas ferramentas oferecem respostas mais contextualizadas, destrinchando o tema e, muitas vezes, oferecendo links usados como fonte.
É nestes links que o GEO atua, otimizando o conteúdo ao máximo para que sua página sirva de fonte.
GEO vs SEO: diferenças e complementaridades
O GEO é uma técnica que “deriva” do SEO, compartilhando os mesmos fundamentos e princípios.
Embora algumas técnicas de SEO possam cair em desuso ao otimizar um conteúdo para IAs generativas, quem já possui uma boa estratégia continuará tendo uma boa estratégia.
O GEO não pode ser visto como substituto do SEO, mas um complemento. Isso significa que estes dois processos possuem algumas diferenças, como:
- Compreensão da intenção do usuário: enquanto o SEO utiliza estratégias de palavras-chave que possuem alta taxa de pesquisa, o GEO busca traduzir e interpretar as intenções por trás das pesquisas.
- Contextualização de conteúdo: SEO otimiza meta tags e conteúdo com palavras-chave para melhorar o posicionamento nos resultados de busca. O GEO garante que o conteúdo seja claro e contextualmente relevante, permitindo que algoritmos de IA gerem respostas precisas e abrangentes.
- Síntese de informações: SEO visa melhorar o ranqueamento de páginas individuais. GEO se concentra em como a IA integra e sintetiza conteúdo de diversas fontes para fornecer respostas abrangentes.
O futuro do GEO e sua integração com SEO
Os usuários estão mudando a forma como realizam pesquisas, buscando respostas mais contextualizadas e que ofereçam mais insights relevantes sem a necessidade de mais clicks.
Esta diminuição da quantidade de etapas até a resposta é, inclusive, um dos grandes objetivos do próprio Google, que sempre busca maneiras de otimizar e acelerar a experiência do usuário.
Este foco gerou a “zero-click search”, que é quando o usuário não entra em nenhum link ao realizar sua consulta, recebendo a resposta desejada logo na SERP.
Isso pode soar como uma afronta ao SEO, porém, ao integrar estratégias de GEO e SEO ao conteúdo, é possível não só receber engajamento e autoridade de mais de uma plataforma como também servir de fonte à estas pesquisas.
Marcas que entendem esta evolução ganham uma ampla vantagem competitiva e, para conquistar esta presença de mercado, é essencial contar com uma empresa que acompanha as inovações digitais.
Como a Quality SMI pode acelerar sua estratégia de GEO
A Quality SMI já possui ampla experiência em fortalecer a presença online de empresas B2B e B2C, fornecendo estratégias personalizadas para impulsionar vendas, aumentar o tráfego e promover o reconhecimento da sua empresa e marca com SEO.
Agora, com a crescente das IAs generativas, a empresa já se adaptou às novas estratégias e já conta com soluções não só em SEO como também em GEO, permitindo que seu site receba leads de diversas fontes.
Entre em contato e saiba mais sobre as soluções estratégicas de Generative Engine Optimization para a sua marca!
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