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Escrito por: Quality SMI
Google AI Mode: entenda o novo jeito de pesquisar
As inteligências artificiais generativas, como o famoso ChatGPT, por exemplo, estão cada vez mais populares.
Isso se dá por seu novo modo de pesquisar assuntos, em um tom mais conversacional.
Elas permitem iniciar e continuar assuntos, gerar insights de forma automática e aprofundar temas com poucos cliques sem precisar entrar em nenhuma página na web.
Como todos sabemos, o Google sempre foi líder no setor de tecnologia, e não é dessa vez que ele iria ficar para trás: a empresa anunciou o Google AI Mode, um novo jeito de pesquisar que irá mudar completamente o layout da SERP.
Neste artigo, explicaremos tudo sobre esta novidade, os palpites de como ela impactará o SEO e o futuro das buscas. Veja mais a seguir.
A revolução do Google AI Mode
O Google AI Mode é a resposta do Google à crescente das IAs generativas. Apesar de já existir o Gemini, esta será uma nova ferramenta que mudará totalmente a SERP.
O novo Modo IA usa os recursos avançados de raciocínio, pensamento e multimodais do Gemini 2.5 para ajudar até mesmo com suas perguntas mais difíceis.
Você consegue pesquisar de qualquer jeito, seja por texto, áudio ou até mesmo carregando uma imagem, e a inteligência artificial irá entender profundamente sua pergunta.
Para consultas mais ricas em detalhes, basta juntar tudo em uma só mensagem que a ferramenta irá te fornecer a resposta detalhada e organizada para seu melhor entendimento.
Caso você queira uma resposta ainda mais profunda, o AI mode conta também com uma feature de Busca Profunda, que busca centenas de sites na web e gera um relatório completo sobre sua consulta.
Por ser uma pesquisa em formato de conversa, é possível gerar mais insights a partir de uma única consulta, ou até mesmo só pedir para a ferramenta aprofundar um tema.
Como o Google AI Mode muda a jornada de busca
A pesquisa como conhecemos se resume a digitar sua dúvida, verificar os resultados na web, e abrir uma ou mais páginas.
Querendo ou não, esta jornada leva um certo tempo, mesmo que mínimo.
O foco do Google sempre é otimizar a pesquisa do usuário tanto em relevância de resposta quanto em agilidade.
Com o AI mode, será possível obter respostas sem entrar em nenhuma página, gerando consultas ainda mais rápidas sem perder a precisão.
O impacto do Google AI Mode no SEO
Com a crescente das inteligências artificiais generativas, muitos se perguntaram como ficaria o SEO na era da IA.
A grande diferença destas ferramentas para a SERP tradicional que conhecemos é que, ao realizar uma consulta, você não obtém 10 links de páginas para acessar.
Em outras palavras: ou seu site é citado, ou simplesmente não é. Com o AI Mode não será diferente.
A grande intenção do Google é a “zero-click search”, ou seja, a pesquisa que você obtém uma resposta sem precisar acessar uma página.
Isso já é visto na própria SERP (agora chamada SGE) com a posição zero, onde o AI Overview fornece a resposta com base em diferentes sites.
Com isso, muitos sites começaram a notar uma queda de tráfego, mas segundo o coordenador de Relações da Pesquisa Google, John Mueller, “as respostas da IA podem diminuir o tráfego da página, porém, irão qualificar o visitante, atraindo uma audiência mais engajada”. É de se esperar que o mesmo valha para o AI Mode.
Segundo o artigo publicado pelo site SEO, os principais passos que podemos dar em direção ao futuro é continuar com boas práticas de SEO, mantendo os fundamentos desta técnica.
Ainda segundo o artigo, sites que já possuem um SEO otimizado possuem mais chances de serem citados no modo IA.
O papel dos criadores de conteúdo nesse cenário
A criação de conteúdo para o Google AI Mode vai manter os mesmos princípios de qualidade, reputação e autoridade, porém, com algumas técnicas novas.
Este novo modo IA do Google permite que o usuário pesquise como ele bem entender, e no tom que ele desejar.
Por ser uma consulta mais conversacional, agora mais do que nunca é essencial entender a intenção por trás da pergunta do usuário.
Outro ponto fundamental que pode auxiliar seu site a ser citado no AI Mode é o conteúdo multiplataforma.
Segundo o site iPullRank, é de se esperar que o AI Mode irá levar em conta múltiplos formatos de conteúdo, ou seja, será necessário ser o artigo mais relevante, o vídeo mais relevante, o gráfico mais relevante etc.
Assim como já fazemos a estratégia de “clusterização”, teremos que começar a pensar em estratégias multiplataformas para aumentar a chance do site ser citado na consulta.
Estar preparado para o AI Mode é essencial
O mundo das pesquisas está mudando, e quando a principal empresa do ramo no mundo se mexe, é preciso estar preparado.
Quem prevê as mudanças sai na frente e, neste segmento, significa ser citado em pesquisas.
Hoje em dia, as consultas se resumem a acessar páginas, porém, a frase “quem não é visto não é lembrado” passará a ter ainda mais sentido.
No AI Mode não teremos uma grande lista de links para páginas, mas sim citações, que serão ainda mais concorridas.
Antecipe o Google AI Mode com a Quality SMI e garanta que seu site se destaque no futuro das buscas
Para que seu site permaneça relevante, é essencial contar com uma empresa que largue na frente das mudanças e antecipe todos os passos.
Para isso, conte com a Quality SMI, onde simplificar o marketing digital para todos é a principal missão.
Com mais de uma década de presença digital, a empresa fortalece a visibilidade de clientes B2B e B2C potencializando seus negócios.
A Quality SMI está sempre atenta às novas tendências e inovações do mercado, garantindo que seu site mantenha a relevância e se destaque ainda mais saindo na frente dos concorrentes.
Largue antes dos competidores e antecipe o Google AI Mode com a Quality SMI.
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